Banco de Sangue da capital convoca doadores em caráter de urgência

Fonte: Bahia.Ba

Neste período do ano, os bancos de sangue sofrem com a ausência dos doadores, pois nos dias chuvosos de inverno poucos se lembram que muitos pacientes internados nos hospitais necessitam das doações de sangue para sobreviver.

No Banco de Sangue de Salvador, a situação está crítica, os estoques sanguíneos sofreram uma queda de 30%. Essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização grande de doadores.

Para ajudar nessa mobilização, a instituição está disponibilizando transporte gratuito aos doadores, sendo táxis para 1 a 4 pessoas e vans para grupos de 12. Para solicitar o transporte, o doador deve entrar em contato pelo tel.: (71) 99718-8708.

De acordo com a Dra. Cecília Rocha, médica hematologista do Banco de Sangue de Salvador, são necessárias 80 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Porém essa meta não vem sendo atingida nos últimos dias, colocando os estoques de sangue em colapso.

“O ideal é que as doações de sangue sejam suficientes para trabalharmos com estoques que deem uma cobertura para demandas de 16 dias. Infelizmente não estamos atingindo essa meta, chegando a uma média de apenas de 11 dias”, explica a médica.

Ela ressalta que o número de atendimentos vem aumentando em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de Covid, anemias, câncer, dentre outros procedimentos. A instituição atende a seis hospitais privados de Salvador. “Por isso precisamos urgentemente de doadores. A vida dos pacientes não pode esperar. Esse é o nosso apelo para que as pessoas venham doar sangue”, alerta a hematologista.

Para incentivar as pessoas a doarem sangue neste período, a instituição está veiculando uma campanha de inverno em suas redes sociais, intitulada “O frio chegou e precisamos da sua solidariedade – a gratidão aquece o coração”, relembrando o conceito de que a doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar até 4 vidas.

Unidade São Rafael ampliou o horário de atendimento, inclusive aos domingos

O Banco de Sangue de Salvador, Unidade Hospital São Rafael, estendeu o seu horário de atendimento, passando a funcionar também aos domingos e feriados. Seu horário de atendimento amplo, feito diariamente das 7h às 18h, permite aos profissionais que têm um horário de trabalho mais restrito, e às pessoas em geral, organizarem suas agendas de forma que possam encaixar com mais conforto suas doações de sangue. O endereço é na Avenida São Rafael, 2152.

Na Unidade Aliança, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, na Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096.