Bolsa de valores B3 cai 1,12% em reação à aprovação de tributo sobre lucros

A bolsa de valores B3 opera em queda nesta quinta-feira (2). Às 11h30, o índice Ibovespa registrava queda de 1,12%, indo a 118.063 pontos. O movimento é uma resposta à aprovação, na quarta-feira (1º), do projeto de lei 2337/21 que institui a cobrança sobre lucros e dividendos. As informações são da Exame.

O texto que sairá da Câmara isenta micro e pequenos empreendimentos, as empresas com ações listadas na B3 devem ser todas afetadas. Os investidores também manifestaram insatisfação com o fim do juro sobre o capital próprio.

Os investidores aguardam que a alíquota do tributo sobre lucros e dividendos caia de 20% para 15%. A mudança pode ocorrer na votação dos destaques, na Câmara, ou no Senado, que ainda avaliará essa matéria.

Na sessão desta quinta, os destaques negativos são a ações dos setores financeiro e elétrico . Com grande representação no Ibovespa, os papeis do Santander (SANB11) caem 2,5% enquanto os do Bradesco (BBDC4)recuam 1,8%. Entre as altas, destaque para outro banco, o Inter (BIDI11), com valorização de 3,71%, e a petroleira PetroRio (PRIO3), que sobe 2,4%.