Fazendeiro é preso por fazer gato e roubar energia que abasteceria uma cidade inteira por 10 dias

Fonte: Aratu On

Uma ligação clandestina de energia, popularmente conhecida como “gato”, foi encontrada em uma fazenda do município baiano de Casa Nova, a 572 quilômetros de Salvador. A descoberta foi feita durante ação realizada pela Polícia Civil da Bahia com o apoio da Coelba.

Produtora de manga, a fazenda estava roubando energia suficiente para abastecer cerca de 4.500 imóveis durante um mês, ou o munícipio inteiro de Sobradinho por dez dias. Além da fazenda, segundo a Coelba, nove residências eram beneficiadas pelo gato de energia.

De acordo com a Coelba, a ligação clandestina de energia também era conectada a duas bombas de água, auxiliando a irrigação do local. Durante a ação, foram retirados mais de 400 metros de fio e dois transformadores ilegais.

A ligação ilegal foi removida pelos técnicos da Coelba e o proprietário da fazenda foi levado á delegacia. Ele poderá responder por crime de furto qualificado, já que furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até 8 anos de prisão.

Além de causar riscos graves de acidentes á população, furtos de energia também provocam um aumento na conta de outros consumidores, pois há um repasse na tarifa.