Operação apreende 155 kg de cocaína em carga de açúcar dentro de navio

Fonte: BNews

Uma operação conduzida pelo Comando do 8° Distrito Naval da Marinha apreendeu, neste sábado (18), cerca de 155 kg de cocaína escondida em um navio carregado de açúcar no Porto de Santos (SP) que tinha a Nigéria como destino.

Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal também participaram da ação, batizada de “Ágata Arco Sul-Sudeste”. Segundo a PF, a cocaína estava escondida em navio graneleiro e foi localizada em bolsas espalhadas na carga de açúcar transportada

As autoridades permaneceram em buscas por mais de dez horas, cavando a carga até localizarem e retirarem toda a droga, totalizando cerca de 155 kg, conforme a PF.

Simultaneamente, mergulhadores do Comando de Patrulha Naval Sul Sudeste fizeram uma inspeção submersa no casco do navio, para verificar se havia novos malotes de cocaína nas caixas de mar do navio.

A operação Ágata Arco Sul-Sudeste foi deflagrada neste mês pelo Ministério da Defesa. A ação, segundo a Marinha, “amplia a integração entre ministérios, órgãos federais, estaduais e agências governamentais, a fim de contribuir para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos crimes ambientais”.

A operação, segundo o Uol, atuante na área marítima dos estados de São Paulo e Paraná, inspecionou até o momento 125 embarcações, sendo 21 notificadas sete apresadas e uma apreendida.