Vulcão capaz de gerar tsunami na Bahia entra em erupção

Fonte: Bahia.Ba

Um vulcão localizado no parque nacional Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias (ESP) entrou em erupção neste domingo (19), lançando uma nuvem de fumaça e cinzas na região sul do arquipélago.

As autoridades locais já haviam iniciado os trabalhos de retirada dos moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes mesmo da erupção, que aconteceu às 11h15 no horário de Brasília.

Segundo o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING), antes da erupção, cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional. O governo local solicitou aos moradores da região que “tenham extrema cautela” e fiquem longe da área e das estradas.

De acordo com o governo das Ilhas Canárias, a erupção é de pequena intensidade e o risco de tsunami é baixo.

Tsunami na Bahia?

Caso ocorra uma erupção explosiva — cujas chances são remotas, segundo especialistas — a onda de choque provocaria a formação de tsunamis que atingiriam todo o Atlântico, do Estados Unidos ao sul do Brasil. As áreas mais atingidas seriam o Caribe, Golfo do México e Nordeste brasileiro, com ondas que poderiam chegar a cinco metros de altura.

Esse vulcão é considerado a chance mais real do Brasil ser atingido por um tsunami, explica o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade do Ceará (UFC). “Após a erupção, as ondas chegariam ao litoral brasileiro em apenas seis horas. Por isso, a preparação para um tsunami precisa ser feita com bastante antecedência para dar tempo de evacuar toda a população. Se não, o banhista vai estar no Porto da Barra e será surpreendido pela onda gigante”, explica o professor.