Pássaros silvestres são achados pela PRF sendo transportados irregularmente em ônibus de turismo

Cinco aves silvestres foram encontradas aprisionadas em gaiolas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados, em um ônibus de turismo que trafegava no Km 830 da BR-116 trecho do município de Vitória da Conquista, a 517 km de Salvador. O flagrante aconteceu na terça-feira (28/9).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois pássaros já estavam mortos. As aves resgatadas são da espécie conhecida por trinca-ferro. O passageiro, de 24 anos, apontado como o responsável pelos animais, não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais.

Questionado, ele informou aos policiais rodoviários federais que recebeu as aves no estado de São Paulo e que estava levando até a cidade de Itiúba, na Bahia. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e ele responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente.

Os pássaros sobreviventes foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos à natureza.