Ministro Marcos Pontes será ouvido sobre a situação do CNPq em Comissão da Câmara

Com informações Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (13), com a presença do ministro da Ciência ,Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, para esclarecer a situação dos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e explicar a reunião com deputada neonazista, da Alemanha, que foi recebida oficialmente no gabinete do ministro.

A audiência será no plenário 12, às 9 horas, a atende requerimentos apresentados pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Professora Rosa Neide (PT-MT), e Danilo Cabral (PSB-PE).

Os deputados lembram que o CNPq teve “abruptos cortes de financiamento” e está operando com o menor orçamento dos últimos 21 anos e que a Plataforma Lattes, por exemplo, que hospeda informações de alta significância dos pesquisadores brasileiros e da produção científica do país pode estar ameaçada.

Apesar da grave situação do CNPq, dois deputados citam que o ministro abriu espaço em sua agenda para receber uma deputada neonazista.