Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Polícia

CCJ aprova texto que prevê simplificar normas do Poder Executivo

Fonte: Bahia.Ba

Redação TNB por Redação TNB
28 de setembro de 2023 às 14:58
em Polícia
A A
CCJ aprova texto que prevê simplificar normas do Poder Executivo

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece procedimentos periódicos a serem adotados pelo Poder Executivo para simplificar a legislação vigente, eliminar ambiguidades das normas, reduzir a judicialização e aperfeiçoar o ambiente de negócio.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado bolsonarista José Medeiros (PL-MT) ao Projeto de Lei Complementar 102/21. A proposta ainda passará por análise no Plenário.

Durante a discussão na CCJ, a ala governista tentou barrar a votação do projeto. “Essa é uma simplificação que pode gerar insegurança jurídica, pode ter efeito contrário. O governo quer aprofundar o debate e se manifestará de maneira oficial”, argumentou o deputado Helder Salomão (PT-ES).

José Medeiros disse, no entanto, que o texto já estava maduro para votação e vai ajudar a modernizar o País. “O que se busca aqui é limpar o arcabouço legislativo, retirar o lixo. Nós temos portaria para um monte de coisa. Quem vai verificar o que deve e o que não deve ser mantido é o governo”, pontou.

A proposta prevê, entre os princípios da simplificação, que as normas infralegais deverão ser claras e objetivas; visar à simplificação do ambiente de negócios e buscar a redução de litígios judiciais. Além disso, a interpretação das normas e a resolução de possíveis ambiguidades serão sempre feitas da forma mais favorável aos contribuintes e cidadãos.

Mudanças no texto original
Entre as mudanças propostas com relação ao texto original está a retirada de prazo previsto para que o poder público discipline a futura lei. O relator argumentou que o item feria a separação entre os poderes.

Ele também excluiu dispositivo que previa que seria nula a norma infralegal em desacordo com a legislação vigente. “Esse dispositivo parece nada agregar, afinal o poder regulamentar por sua própria natureza não deve senão facilitar a concretização da legislação já existente”, disse o deputado.

De acordo com o texto aprovado, os órgãos do Poder Executivo Federal deverão promover periodicamente rotinas de racionalização das normas regulamentares.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Banco Central reduz previsão de crescimento do crédito para 7,3% em 2023

Próxima postagem

Jovem é sequestrado e morto por traficantes após foto do ‘hang loose’

Leia Mais

Polícia

Mãe de mulher morta após ser arrastada se pronuncia: “agora é pedir Justiça”

25 de dezembro de 2025 às 16:34

Lúcia Aparecida da Silva, mãe de Tainara Souza Santos, de 31 anos, que faleceu nesta quarta-feira (24) após ser atropelada...

Polícia

Diretor do IPAC denuncia ataques racistas nas redes sociais

13 de dezembro de 2025 às 19:57

O diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Marcelo Lemos, denunciou ter sido alvo de ataques...

PF cumpre mandado por suspeita de fraude no Enem
Polícia

PF cumpre mandado por suspeita de fraude no Enem

23 de novembro de 2025 às 21:37

A Polícia Federal cumpriu neste domingo (23) um mandado de busca e apreensão no Ceará por suspeita de fraude no...

Brasil

Número de policiais mortos na Operação Contenção sobe para cinco

23 de novembro de 2025 às 10:45

O policial civil Rodrigo Vasconcellos Nascimento, baleado na barriga durante a Operação Contenção em 28 de outubro, nos Complexos do...

ÚLTIMAS

Brasil

INSS devolve R$ 2,5 bilhões a aposentados por descontos indevidos

por Redação TNB
26 de dezembro de 2025 às 17:49

Mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS já foram ressarcidos por descontos indevidos em seus benefícios, segundo...

Leia mais

Corpo de Mãe Carmen chega ao Terreiro do Gantois para despedida

26 de dezembro de 2025 às 17:48

Bloqueio atmosférico provoca onda de calor e coloca oito estados em alerta

26 de dezembro de 2025 às 17:46

Prefeitura de Alagoinhas segue com diversas atrações nas celebrações natalinas

26 de dezembro de 2025 às 17:44

Inaugurada após 17 anos, Estação de Tratamento de Esgoto de Alagoinhas beneficia 30 mil moradores

26 de dezembro de 2025 às 17:43
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS