O ex-presidente Donald Trump venceu as primárias republicanas em Iowa, nos Estados Unidos, e é um dos favoritos do partido para as eleições presidenciais, que devem ocorrer em novembro deste ano.
Com mais 95% dos votos contados, o ex-mandatário já estava à frente com 51% do total. Já o segundo colocado, Ron DeSantis ficou com 21,2% dos votos de eleitores republicanos. Até o iníio da madrugada, Trump já havia vencido em 98 dos 99 condados de Iowa, que é o primeiro polo de disputa nos Estados Unidos e pode influenciar os caminhos das primárias.
É estimado que cerca de 120 mil pessoas votaram na segunda-feira (15), um número abaixo que o quantitativo do ano eleitoral de 2026, quando o número foi de 186 mil pessoas. Uma das possibilidade para que isso tenha ocorrido é a onda de frio na zona rural do estado que fez as temperaturas caíssem para -40ºC.
Atualmente Trump é investigado por supostas fraudes eleitorais nas eleições presidenciais de 2020l, quanto disputou contra o atual presidente Joe Biden.