A ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley venceu as primárias republicanas em Washington, neste domingo (3). Esse é o primeiro resultado a favor de Haley e o primeiro contra Donald Trump, que havia alavancado uma série de vitórias nas disputas eleitorais do Partido Republicano.
Com a vitória, Haley ganhará 19 delegados, uma parte ainda pouco expressiva dos 1.215 delegados necessários para conquistar a indicação. Com apenas 23 mil republicanos registrados, Washington é um dos locais com mais apoio ao Partido Democrata. Essa não é a primeira vez que os republicanos da cidade rejeitam o ex-presidente. Em 2016, na última disputa de indicação republicana, Trump recebeu menos de 14% dos votos e nenhum delegado na região.
Apesar da vitória, Haley ainda enfrenta probabilidades muito baixas de ganhar a indicação republicana e disputar, em novembro, a presidência com o candidato democrata, que provavelmente será o presidente Joe Biden. Até agora, Trump já venceu as oito primeiras disputas de indicação com margens significativas. Segundo pesquisa de opinião, ele deve vencer quase todas as disputas seguintes.
O ex-presidente minimizou a derrota. “Eu me afastei propositalmente da votação em D.C. porque é o ‘pântano’, com pouquíssimos delegados e nenhuma vantagem”, escreveu na plataforma Truth Social.