A cantora Fafá de Belém receberá o título de cidadã soteropolitana, na Câmara Municipal de Salvador, em 21 de agosto. A cerimônia da condecoração, proposta pelo vereador Felipe Santana (PSD), ocorre no ano em que a artista comemora 50 anos de carreira.
“Receber essa homenagem, nesse momento, é um abraço gigantesco de um lugar que eu adoro, onde eu comecei minha trajetória profissional em janeiro de 1975, no teatro Vila Velha, ao lado de Sérgio Ricardo e Walter Queiroz, e onde fiz muitos amigos. Só posso dizer: muito obrigada, muito obrigada”, declarou Fafá de Belém.
Natural do Pará, a cantora nasceu artisticamente na capital baiana. A estreia profissional de Fafá foi no palco do Teatro Vila Velha e sua primeira música gravada foi “Filho da Bahia”.
A música, lançada em um videoclipe exibido no Programa Fantástico, da Rede Globo, em 1975, fez parte da trilha sonora de “Gabriela”, novela inspirada em um livro de Jorge Amado (“Gabriela, Cravo e Canela”). Em 1987, Fafá esteve entre os convidados da inauguração da “Casa de Jorge”, espaço criado para a preservação das obras de Amado e da esposa Zélia Gattai.
Outro destaque do início da carreira de Fafá foi o samba de roda “Emoriô”, composto por dois ícones da cultura baiana: João Donato e Gilberto Gil.
Gravada também em 1975, a canção marcou o início da trajetória nacional da cantora. Remixada pela dupla de DJs franceses Trinix, em 2023, a música passou a ser a mais acessada das canções de Fafá no Spotify e levou a artista a se apresentar no Olympia de Paris.