Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Polícia

Polícia desmonta “empresa familiar” que fraudava concursos há dez anos; confira

Operação “Última Fase” revelou fraudes para garantir aprovações em concursos

Redação TNB por Redação TNB
12 de outubro de 2025 às 14:51
em Polícia
A A
Polícia desmonta “empresa familiar” que fraudava concursos há dez anos; confira

Foto: Reprodução/ShuttherStock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

A Polícia Federal deflagrou a operação “Última Fase”, que desarticulou um sofisticado esquema de fraudes em concursos públicos com atuação nas cidades de Patos (PB) e Recife (PE). Segundo as investigações, o grupo funcionava como uma “empresa familiar”, cobrando até R$ 500 mil por vaga e fazendo o uso de pontos eletrônicos implantados cirurgicamente, dublês e comunicação em tempo real para burlar os sistemas de segurança das bancas organizadoras.

A quadrilha, que atuava há pelo menos dez anos, oferecia aprovações “garantidas” em concursos de alto nível, como os da Polícia Federal, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Polícias Civil e Militar, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Concurso Nacional Unificado (CNU). Os pagamentos eram feitos em dinheiro, ouro, veículos e até serviços odontológicos, variando conforme o prestígio do cargo.

O grupo era liderado por Wanderlan Limeira de Sousa, ex-policial militar expulso da corporação em 2021, apontado como o principal articulador das fraudes. Apesar de ter uma longa ficha criminal, com acusações de homicídio, peculato, concussão e uso de documentos falsos, Wanderlan chegou a ser aprovado no CNU 2024 para o cargo de auditor fiscal do trabalho, com salário inicial de R$ 22,9 mil, como forma de “provar” a eficiência do esquema.

A PF descobriu que o esquema envolvia irmãos, cunhada, sobrinha e filho do líder. Larissa, sobrinha de Wanderlan, também aprovada no CNU, era usada como “vitrine” para atrair novos candidatos, enquanto Wanderson, seu filho, era responsável pela parte técnica. Entre os cúmplices externos, estão Ariosvaldo Lucena de Sousa Júnior, policial militar do Rio Grande do Norte e dono de uma clínica odontológica suspeita de lavagem de dinheiro, e Thyago José de Andrade, que controlava os pagamentos.

Entre as provas reunidas pela PF, estão gabaritos idênticos entre os envolvidos, inclusive com os mesmos erros, mensagens codificadas, rádios comunicadores e microtransmissores eletrônicos usados para repassar respostas durante as provas. Segundo os peritos, a coincidência dos gabaritos seria estatisticamente improvável, comparável a acertar a Mega-Sena quase 20 vezes seguidas.

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além de afastamento de funções públicas. O Coaf identificou movimentações milionárias incompatíveis com a renda dos suspeitos, incluindo depósitos em espécie e transações imobiliárias fictícias.

De acordo com a PF, o grupo já havia beneficiado dezenas de candidatos desde 2015, incluindo dez aprovados no CNU 2024. O resultado de alguns certames, como o do TCE-PE, foi suspenso após a descoberta das fraudes.

Fonte: Bahia.ba
CompartilharEnviar
Postagem anterior

Hungria retorna aos palcos após intoxicação por metanol: ‘Mais forte e sem sequela’

Próxima postagem

Histórico! Ramon Dino se torna o primeiro brasileiro campeão do Mr. Olympia

Leia Mais

Polícia

Mãe de mulher morta após ser arrastada se pronuncia: “agora é pedir Justiça”

25 de dezembro de 2025 às 16:34

Lúcia Aparecida da Silva, mãe de Tainara Souza Santos, de 31 anos, que faleceu nesta quarta-feira (24) após ser atropelada...

Polícia

Diretor do IPAC denuncia ataques racistas nas redes sociais

13 de dezembro de 2025 às 19:57

O diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Marcelo Lemos, denunciou ter sido alvo de ataques...

PF cumpre mandado por suspeita de fraude no Enem
Polícia

PF cumpre mandado por suspeita de fraude no Enem

23 de novembro de 2025 às 21:37

A Polícia Federal cumpriu neste domingo (23) um mandado de busca e apreensão no Ceará por suspeita de fraude no...

Brasil

Número de policiais mortos na Operação Contenção sobe para cinco

23 de novembro de 2025 às 10:45

O policial civil Rodrigo Vasconcellos Nascimento, baleado na barriga durante a Operação Contenção em 28 de outubro, nos Complexos do...

ÚLTIMAS

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026
Alagoinhas

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

por Redação TNB
20 de janeiro de 2026 às 09:09

O município de Alagoinhas reforçou seu apoio à campanha Feminicídio Zero, iniciativa nacional do Ministério das Mulheres, replicada na Bahia...

Leia mais

Sisu 2026: Consulta de vagas já está disponível

12 de janeiro de 2026 às 06:48

Irã: número de mortos nos protestos passa dos 500, segundo Reuters

12 de janeiro de 2026 às 06:47

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46

Com a garotada em campo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão

12 de janeiro de 2026 às 06:45
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS