Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Política

Bahia pode ser condenada a reparar vítimas de operações policiais; entenda

Projeto foi intitulado em homenagem a Ana Luizda dos Santos, morta durante operação polícial

Redação TNB por Redação TNB
31 de outubro de 2025 às 11:09
em Política
A A
Bahia pode ser condenada a reparar vítimas de operações policiais; entenda

Foto: Kelly Hosana/SSP-BA

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

O Estado da Bahia pode ser responsabilizado e condenado a reparar vítimas e famílias afetadas por operações policiais que tenham tido alguma letalidade. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 25.771/2025, proposto pela deputada Olívia Santana (PCdoB). Segundo a parlamentar, o projeto busca promover o auxílio necessário a vítimas de disparos ou a famílias que tiveram entes mortos durante as operações. 

“Esta Lei institui a prestação de apoio humanitário acautelatório a fim de garantir um suporte emergencial de renda, assistência social, médica e psicológica a pessoas ou famílias atingidas por disparos de arma de fogo durante operações policiais. O apoio será concedido por vítima atingida, independentemente do desfecho da ocorrência”, diz um trecho do documento.  

O projeto foi nomeado de “Lei Ana Luiza”, em homenagem a Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, estudante de 19 anos morta no bairro da Engomadeira, em abril deste ano, durante operação policial no bairro. O Ministério Público revelou que a estudante foi atingida pelas costas, quando policiais militares perseguiam um suspeito desarmado.

“Esses exemplos de operação policial, como acabamos de ver no Rio de Janeiro, que é um exemplo de aberração, não pode ser visto como exemplo de política de segurança pública. Não podemos permitir essa política de barbárie se sobreponha a lógica da vida, à preservação da segurança da vida”, disse a deputada durante audiência pública sobre o projeto.  

O projeto prevê que o suporte oferecido pelo Estado seria equivalente a um salário-mínimo, durando por um período de 12 meses consecutivos e sem prejuízos a cumulação com benefícios de outros programas socioassistenciais. “O apoio previsto nesta Lei será concedido após a emissão de laudo técnico pericial. A elaboração do laudo técnico deverá ser priorizada pelos órgãos competentes, devendo ser concluído em até 90 dias”.  

Fonte: Bahia.ba
CompartilharEnviar
Postagem anterior

Bahia Beer: curso traz capacitação para profissionais e desmistificação do universo da cerveja

Próxima postagem

Vereador e outras 14 pessoas são presas por envolvimento com facção criminosa

Leia Mais

Política

Bolsonaro finaliza cirurgia para tratar crises de soluço em Brasília

29 de dezembro de 2025 às 21:02

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma nova cirurgia na tarde desta segunda-feira (29) no Hospital DF Star, em...

Política

Cirurgia de Bolsonaro termina após três horas e meia

25 de dezembro de 2025 às 16:35

Terminou na terde desta quinta-feira (25) a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro. O procedimento, realizado para o tratamento de uma...

Política

Moraes autoriza cirurgia e internação de Bolsonaro no Natal

24 de dezembro de 2025 às 06:03

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro da Superintendência da Polícia...

Política

Heleno deixa regime fechado e passa a cumprir prisão domiciliar 

24 de dezembro de 2025 às 06:02

O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, deixou o regime fechado de prisão na noite de segunda-feira...

ÚLTIMAS

Guarda Civil Municipal inicia curso de Armamento e Tiro com foco na qualificação profissional
Alagoinhas

Guarda Civil Municipal inicia curso de Armamento e Tiro com foco na qualificação profissional

por Redação TNB
20 de janeiro de 2026 às 09:12

Começou nesta segunda-feira, 19, o curso de formação em Armamento e Tiro destinado aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM)...

Leia mais
Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

20 de janeiro de 2026 às 09:09

Sisu 2026: Consulta de vagas já está disponível

12 de janeiro de 2026 às 06:48

Irã: número de mortos nos protestos passa dos 500, segundo Reuters

12 de janeiro de 2026 às 06:47

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS