Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Geral

Justiça acata denúncia do MP-BA e Binho Galinha responde a novo processo

Redação TNB por Redação TNB
12 de novembro de 2025 às 15:53
em Geral
A A
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aceitou uma nova denúncia do Ministério Público do Estado (MP-BA) contra o deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, e outras 12 pessoas. A decisão, assinada em 5 de novembro pela juíza Márcia Simões Costa, da Vara Criminal de Feira de Santana, torna o grupo réu em mais um processo vinculado à Operação El Patrón.

Segundo o MP-BA, os denunciados utilizavam “laranjas” para movimentar recursos e ocultar bens, enquanto o parlamentar teria mantido a liderança do esquema criminoso, “em flagrante desrespeito às medidas cautelares impostas anteriormente”.

Na decisão, a magistrada considerou que a denúncia do Ministério Público descreve “de forma clara e pormenorizada” as condutas atribuídas a cada acusado no âmbito de uma organização criminosa. Entre os réus estão a companheira de Binho Galinha, Mayana Cerqueira da Silva, o filho do parlamentar, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, além de Cristiano de Oliveira Machado e outros nove investigados.

Por outro lado, o TJ-BA, a pedido do MP-BA, arquivou parcialmente o inquérito em relação a alguns investigados e delitos, por falta de provas suficientes, como os casos envolvendo suspeitas de receptação qualificada e lavagem de dinheiro referentes a honorários advocatícios.

Entre os pontos arquivados estão os crimes de: receptação qualificada contra Binho Galinha e outros, por falta de evidências de continuidade das atividades da empresa citada (Tend Tudo); lavagem de dinheiro, relacionada ao pagamento de R$ 1 milhão em honorários advocatícios – o MP afirmou que não ficou comprovada a origem criminosa do valor; usurpação de função pública (fingir ser autoridade) atribuída a Binho Galinha, já que não houve ato concreto que configurasse o crime; crime de extorsão atribuída a Mayana Cerqueira, por ausência de provas de ameaça ou vítima específica; organização criminosa e lavagem de capitais contra João Guilherme Escolano, filho do parlamentar – o MP considerou que ele já responde por esses crimes em outro processo, evitando duplicidade de acusação.

Esse arquivamento é “com ressalva”, o que significa que o caso pode ser reaberto se surgirem novas provas, conforme o artigo 18 do Código de Processo Penal (CPP).

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Hytalo Santos passa por audiência e recebe veredito da Justiça; saiba qual

Próxima postagem

Anistia a golpistas é “polêmica” juridicamente, diz Gonet em sabatina no Senado

Leia Mais

Geral

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46

A proposta que proíbe a separação de detentos com base em sua filiação a facções criminosas foi aprovada pela Comissão de...

Geral

Projeto que oficializa bolsas para professores da educação básica avança na Câmara

29 de dezembro de 2025 às 21:00

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que formaliza o programa de concessão...

Geral

Corpo de Mãe Carmen chega ao Terreiro do Gantois para despedida

26 de dezembro de 2025 às 17:48

O corpo de Mãe Carmen Oliveira, ialorixá do Terreiro do Gantois, chegou à sede da casa religiosa pouco antes das...

Geral

Câmara veta lucro de condenados com obras sobre crimes

25 de dezembro de 2025 às 16:46

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe pessoas condenadas pela...

ÚLTIMAS

Internacional

Irã: número de mortos nos protestos passa dos 500, segundo Reuters

por Redação TNB
12 de janeiro de 2026 às 06:47

Os protestos no Irã, que acontecem há cerca de duas semanas, já deixaram um saldo de 538 mortos, segundo informações das agências...

Leia mais

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46

Com a garotada em campo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão

12 de janeiro de 2026 às 06:45

“As boas notícias continuam”, diz Milei sobre acordo do Mercosul com União Europeia

10 de janeiro de 2026 às 04:52

A guerra voltou à moda e um fervor bélico está se espalhando”, diz Papa Leão XlV

10 de janeiro de 2026 às 04:50
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS