O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou, na quinta-feira (20), a retirada das sobretaxas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos agrícolas. As taxações de 40% foram aplicadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em agosto deste ano.
Na ocasião, o presidente dos EUA havia citado uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como justificativa.
“A derrubada da taxa de 40% imposta pelo governo norte-americano a vários produtos agrícolas brasileiros é uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso”, escreveu o petista.
Ainda segundo o presidente brasileiro, que afirmou estar muito feliz com a redução de algumas taxações, a atuação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foram fundamentais para esse resultado.
“O diálogo franco que mantive com o presidente Trump e a atuação de nossas equipes de negociação, formada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira pelo lado brasileiro, possibilitaram avanços importantes”, disse, em postagem nas redes sociais.
Lula, no entanto, ainda citou que mais ainda precisa ser feito, para garantir a relação comercial bilateral entre os países. O anúncio do presidente ocorreu cerca de uma hora depois que o presidente dos EUA declarou a revogação das tarifas. No anúncio, Trump chegou a citar Lula e os encontros que ambos tiveram.
A derrubada da taxa de 40% imposta pelo governo norte-americano a vários produtos agrícolas brasileiros é uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso.
O diálogo franco que mantive com o presidente Trump e a atuação de nossas equipes de negociação, formada pelo… pic.twitter.com/ipSlcGGIRT
— Lula (@LulaOficial) November 21, 2025










