Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Política

Líder do PT pede ao STF perda do mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas

Fonte: Metro1

Redação TNB por Redação TNB
16 de dezembro de 2025 às 16:02
em Política
A A
Líder do PT pede ao STF perda do mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apresentou nesta terça-feira (16) um pedido ao STF para que a Mesa Diretora da Casa seja obrigada a decretar a perda do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por faltas acumuladas.

No mandado de segurança, Lindbergh argumenta que Eduardo já atingiu número de ausências suficiente para a cassação, conforme prevê a Constituição. Segundo o líder petista, as faltas não justificadas superam o “dobro do limite permitido”, que é de um terço das sessões realizadas no ano.

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro. Ele chegou a ter pedido de licença aprovado, mas o prazo terminou em 20 de julho. Desde então, passou a acumular ausências. Na semana passada, o parlamentar foi formalmente notificado pela Câmara sobre a abertura de procedimento disciplinar.

“O deputado federal Eduardo Nantes Bolsonaro participou de apenas 13 dias de sessões deliberativas no ano, tendo registrado uma ausência justificada e 57 ausências não justificadas, em um total de 71 dias com sessões realizadas, o que corresponde a 80,28% de ausências não justificadas”, afirma o pedido encaminhado ao STF.

Além da perda do mandato, Lindbergh solicita que o Supremo determine a suspensão cautelar do pagamento das verbas parlamentares do gabinete de Eduardo Bolsonaro. O líder do PT também questiona um ato da Mesa da Câmara, de 2017, que prevê a consolidação das faltas apenas até 5 de março do ano seguinte. “Não faz sentido esperar até março”, disse Lindbergh em conversa com jornalistas nesta manhã.

“A Mesa Diretora mantém-se inerte, sob o argumento de que a consolidação das faltas somente ocorre em 5 de março do exercício subsequente, nos termos do Ato da Mesa 191/2017, permitindo a continuidade do pagamento integral de verbas de gabinete para custear os salários de nove assessores, com grave dano ao erário”, diz o documento.

Apesar do questionamento, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já sinalizou que pretende concluir o processo envolvendo Eduardo Bolsonaro ainda nesta semana, a última antes do recesso parlamentar.

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Presidente dos Correios apresentará plano de reestruturação nesta quarta-feira, diz Esther Dweck

Próxima postagem

Fifa anuncia Seleções do Ano do The Best 2025 sem brasileiros

Leia Mais

Política

Bolsonaro finaliza cirurgia para tratar crises de soluço em Brasília

29 de dezembro de 2025 às 21:02

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma nova cirurgia na tarde desta segunda-feira (29) no Hospital DF Star, em...

Política

Cirurgia de Bolsonaro termina após três horas e meia

25 de dezembro de 2025 às 16:35

Terminou na terde desta quinta-feira (25) a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro. O procedimento, realizado para o tratamento de uma...

Política

Moraes autoriza cirurgia e internação de Bolsonaro no Natal

24 de dezembro de 2025 às 06:03

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro da Superintendência da Polícia...

Política

Heleno deixa regime fechado e passa a cumprir prisão domiciliar 

24 de dezembro de 2025 às 06:02

O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, deixou o regime fechado de prisão na noite de segunda-feira...

ÚLTIMAS

Guarda Civil Municipal inicia curso de Armamento e Tiro com foco na qualificação profissional
Alagoinhas

Guarda Civil Municipal inicia curso de Armamento e Tiro com foco na qualificação profissional

por Redação TNB
20 de janeiro de 2026 às 09:12

Começou nesta segunda-feira, 19, o curso de formação em Armamento e Tiro destinado aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM)...

Leia mais
Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

20 de janeiro de 2026 às 09:09

Sisu 2026: Consulta de vagas já está disponível

12 de janeiro de 2026 às 06:48

Irã: número de mortos nos protestos passa dos 500, segundo Reuters

12 de janeiro de 2026 às 06:47

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS