O Vitória recebe o rival Bahia nesta quinta-feira (16), no Barradão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão nunca perdeu um clássico Ba-Vi em sua casa pela Série A nacional. Em cinco jogos disputados, o Rubro-Negro venceu dois e empatou outros três.
O primeiro clássico entre os rivais baianos no Barradão aconteceu no dia 3 de novembro de 2002. O Vitória levou a melhor vencendo o Bahia por 1 a 0. Em 12 de outubro do ano seguinte, o Leão também rugiu mais alto batendo o Esquadrão por 2 a 1. O terceiro encontro na elite só veio acontecer em 2017, quando no dia 2 de julho, dia da Independência do estado, o Ba-Vi terminou com empate sem gols. Em 11 de novembro de 2018, a igualdade foi em 2 a 2. O mesmo placar se repetiu no dia 21 de abril de 2024, último embate entre os dois times na residência rubro-negra.
Vitória e Bahia vivem momentos distintos dentro do Brasileirão deste ano. O Leão está luta pela permanência na Série A, e abriu a rodada ocupando o 17º lugar na tabela de classificação com 25 pontos, três a menos do que o Santos, que é o 16º. Já o Tricolor briga pela parte de cima e encontra-se na sexta colocação com 43, cinco a mais do que o Fluminense, que é o sétimo, e a mesma pontuação do Botafogo, em quinto.
A bola rola para o clássico Ba-Vi a partir das 21h30. O árbitro da partida será Anderson Daronco, do Rio Grande do Sul, que conta com o auxílio dos assistentes Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinto, ambos da Bahia. O jogo será transmitido pelos canais fechados SporTV e Premiere.