A coroa da imperatriz Eugênia, feita com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas, foi recuperada na manhã deste domingo (19) após o roubo no Museu do Louvre, em Paris. Segundo a polícia francesa, o ornamento foi encontrado com danos, ainda sem detalhes sobre a extensão.
A peça foi levada em um assalto que durou menos de sete minutos. Os criminosos teriam usado uma entrada lateral e fugido de moto. Até o momento, ninguém foi preso.
Criada em 1855 pelo joalheiro Alexandre-Gabriel Lemonnier, a coroa é considerada uma das joias mais emblemáticas do acervo francês. Inspirada nas coroas imperiais do Primeiro Império, tem estrutura em ouro com oito arcos em forma de águia, palmetas cravejadas de diamantes e esmeraldas, além de uma cruz no topo.
Símbolo de prestígio do regime de Napoleão III, a joia foi exibida na Exposição Universal de Paris em 1855 e, desde 1988, integra oficialmente o acervo do Estado francês. O caso segue sob investigação.