Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Geral

Vítimas de violência sexual passam a ter prioridade na vacinação contra HPV

Fonte: Aratu On

Redação TNB por Redação TNB
22 de agosto de 2023 às 11:27
em Geral
A A
Vítimas de violência sexual passam a ter prioridade na vacinação contra HPV

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

Vítimas de violência sexual passaram a ser grupo prioritário para vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), de acordo com medida tomada pelo Ministério da Saúde no início do mês. O objetivo é garantir proteção a pessoas de 9 a 45 anos de idade que ainda não são vacinados ou que não completaram o esquema de imunização contra o vírus.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e está associado a 80% dos casos de câncer do colo do útero e a mais da metade dos casos de câncer na vulva, pênis, ânus e orofaringe. Além disso, 90% das verrugas genitais são provocadas pelo HPV. A vacina HVP quadrivalente, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), previne contra as principais complicações.

Antes, a vacina era aplicada apenas em crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos, e em pessoas de nove a 45 anos em condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, imunossuprimidos por doenças ou em tratamento com drogas imunossupressoras. A decisão de ampliar o público-alvo é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Pan-Americana de Infectologia (API). A baixa cobertura vacinal, mesmo no público-alvo prioritário, que é de crianças e adolescentes, vem declinando no país.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em fevereiro, 87,08% das meninas entre 9 e 14 anos de idade receberam a primeira dose da vacina em 2019, e em 2022, a cobertura caiu para 75,81% . Entre os meninos, a cobertura vacinal caiu de 61,55%, em 2019, para 52,16%, em 2022.

Já em relação à violência sexual, boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em maio deste ano, mostrou que, entre 2015 e 2021, foram notificados 202.948 casos contra crianças e adolescentes, sendo 35.196 notificações apenas em 2021, o que representa o maior número do período analisado. No estado de São Paulo, 30% das vítimas de violência sexual atendidas nos serviços especializados desenvolveram lesões por HPV.

De acordo com uma nota técnica do ministério, a oferta da vacina contra o HPV será incluída de forma imediata ao protocolo de atendimento existente e realizada nos pontos de atenção à saúde do SUS que prestam assistência às vítimas de violência sexual. No contexto de saúde indígena, caso o serviço do primeiro atendimento não possua sala de vacina, as equipes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) deverão se organizar para ofertar o imunizante. Ainda segundo a pasta, a Lei nº 12.845/2013 assegura o atendimento obrigatório, integral, imediato e multidisciplinar a pessoas em situação de violência sexual em todos os hospitais integrantes da rede SUS, visando ao controle e ao tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes.

ESQUEMA VACINAL

O esquema vacinal contra o HPV varia de acordo com a faixa etária e condição de saúde do imunizado. Pessoas de 9 a 14 anos de idade, do sexo biológico feminino e masculino, sem problemas de imunossupressão (imunocompetentes), e que foram vítimas de violência sexual, devem tomar duas doses, no intervalo de seis meses, conforme calendário nacional de vacinação de rotina.

Para pessoas de 15 a 45 anos de idade, de ambos os sexos biológicos, imunocompetentes e vítimas de violência sexual, o esquema de vacinação é de três doses, sendo duas doses com intervalo de dois meses entre a primeira e segunda dose, e a terceira dose seis meses após a primeira dose.

O mesmo esquema anterior vale para pessoas de 9 a 45 anos de idade, do sexo biológico feminino e masculino, que tenham doenças imunossupressoras (HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, em tratamento com drogas imunossupressoras), e foram vítimas de violência sexual. Nesse caso, também são três doses, sendo duas doses com intervalo de dois meses entre a primeira e segunda dose e terceira dose seis meses da primeira dose.

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Bêbado, homem invade hospital, agride funcionários e promove ‘quebra-quebra’ na Bahia

Próxima postagem

Copa do Mundo de Fut 5: Com dois baianos, Seleção Brasileira avança para as quartas de final

Leia Mais

Geral

OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050

27 de novembro de 2025 às 21:15

A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta um crescimento expressivo dos casos de câncer nas próximas décadas. Segundo a entidade,...

Geral

Após aprovação no Rio, CMS avança com projeto sobre acesso de entregadores em condomínios

27 de novembro de 2025 às 21:14

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um Projeto de Lei que protege entregadores de aplicativos de serem obrigados...

Geral

Deputado Rosemberg Pinto sofre acidente de carro no Baixo Sul da Bahia

27 de novembro de 2025 às 21:13

Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) sofreu acidente de carro nesta...

Geral

PM da Bahia amplia proibição de filiação partidária para policiais da ativa

27 de novembro de 2025 às 21:12

A Polícia Militar da Bahia decidiu estender para todo o estado a proibição de filiação partidária de policiais militares da...

ÚLTIMAS

Alagoinhas: Prefeitura leva CrediBahia ao Petrolar para impulsionar micro e pequenos negócios no bairro
Alagoinhas

Alagoinhas: Prefeitura leva CrediBahia ao Petrolar para impulsionar micro e pequenos negócios no bairro

por Redação TNB
3 de dezembro de 2025 às 15:35

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE), realizou, nesta quarta-feira, 3, uma ação...

Leia mais
Lary faz temporada em Salvador com participações e show na Fenagro

Lary faz temporada em Salvador com participações e show na Fenagro

2 de dezembro de 2025 às 15:13
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 3,5 milhões nesta terça (2)

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 3,5 milhões nesta terça (2)

2 de dezembro de 2025 às 15:10
PMBA proíbe filiação partidária de políciais da ativa

PMBA proíbe filiação partidária de políciais da ativa

2 de dezembro de 2025 às 15:08
Resenha do Boca esgota ingressos e anuncia mudança de local para a Área Verde do Wet

Resenha do Boca esgota ingressos e anuncia mudança de local para a Área Verde do Wet

2 de dezembro de 2025 às 15:06
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS