Um grupo com dezenas de pessoas invadiu, na noite (horário local) do último domingo (29), um aeroporto na cidade de Makhatchkala, no sul da Rússia, região de maioria muçulmana. A invasão aconteceu após o anúncio de que posaria ali um avião que vinha de Tel Aviv, em Israel.
Segundo a agência oficial russa Ria, os primeiros relatos dão conta de que o grupo ameaçava os judeus israelenses que pousariam ali. Os manifestantes ocuparam o estacionamento e partes internas do local.
O governo local informou que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas e 60 foram detidas. Com a ocorrência, o aeroporto foi fechado de maneira temporária e os aviões que pousariam no local foram redirecionados para outras pistas. A Autoridade de Aviação Civil da Rússia anunciou que as atividades do aeroporto devem permanecer suspensas até 6 de novembro.
Segundo os veículos de comunicação local, grupo chegou a ocupar o teto do terminal e invadiu a pista do aeroporto. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os manifestantes forçando a entrada do aeroporto e tentando controlar os veículos que deixavam o local.