O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a criticar as tentativas do presidente Lula (PT) de tentar intermediar as negociações para o fim da guerra com a Rússia. Em coletiva de imprensa com jornalistas da América Latina, o líder ucraniano acusou o presidente brasileiro de concordar com as “narrativas” de Vladimir Putin e disse que as falas do petista “não trazem paz de forma alguma”.
“O presidente Lula parece uma pessoa experiente, mas eu não entendo muito bem. Ele acha que a sociedade não sabe o que está acontecendo, e ele está contando com isso? Essas são algumas afirmações que não trazem paz de forma alguma”, disse Zelensky.
Na coletiva que aconteceu no último domingo (6), o presidente ucraniano disse que está aberto a se reunir com o petista, mas afirmou que Lula precisava ter uma “compreensão mais ampla do mundo”. Zelensky demonstrou ainda incômodo com a falta de oposição do brasileiro frente a Vladmir Putin.
“Seu país não está em guerra com ninguém, seu país é muito mais respeitado que a Rússia é no mundo. Suas pessoas são respeitadas, suas visões de mundo são respeitadas. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que ele [Lula] precisa concordar com as narrativas de um chefe de Estado [Putin], que não é diferente de nenhum colonizador?”, questionou.
Zelensky pediu apoio e compreensão à imprensa latino-americana e convidou os países da região para discutir estratégias pela paz na cúpula global que está preparando.