O governador Jerônimo Rodrigues (PT) projeta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa anunciar, nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a concessão de áreas quilombolas em municípios da Bahia.
O Governo da Bahia instituiu o Grupo Intersetorial Quilombola (GIQ), responsável por coordenar a elaboração, execução e monitoramento dos Planos de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental Sustentáveis previstos na Política Estadual para Comunidades Remanescentes de Quilombos.
Jerônimo destacou que a União tem avançado na demarcação de terras indígenas – como as dos pataxós, em Prado, e dos tupinambás, em Olivença, Buerarema, Ilhéus e Itacaré. Para ele, um possível anúncio nesta quinta representaria “um gesto para o povo preto”.
Segundo o governador, as articulações envolveram a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
“Não posso anunciar, mas colocamos nossas condições na mesa durante toda a semana, sem forçar a porta. Espero que amanhã os territórios quilombolas também sejam reconhecidos na publicação”, afirmou o governador.
Jerônimo disse estar confiante nas concessões para municípios como Entre Rios, Wanderley, Maragogipe, Itacaré e Antônio Gonçalves.
Ele também mencionou a possibilidade de um território englobar três cidades, a exemplo do que ocorreu com os tupinambás. “Há possibilidade de um quilombo envolvendo Cachoeira, Santo Amaro e Saubara“, pontuou.
“Que a gente possa fazer nossas orações, que os orixás e os encantados iluminem o presidente Lula para que amanhã tenhamos essa boa notícia no 20 de Novembro”, finalizou o chefe do Executivo.
Entenda o GIQ
A nova formação do GIQ fortalece o diálogo com as comunidades quilombolas. A gestão estadual tem intensificado ações ligadas à concessão de territórios quilombolas e à implementação de políticas públicas voltadas para essas comunidades.
Entre as iniciativas estão a entrega de títulos de terra, a construção de moradias e investimentos em infraestrutura básica, como sistemas de abastecimento de água e obras de pavimentação.









