Tá na Bahia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Tá na Bahia
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Política

Câmara aprova protocolo para coibir violência contra mulher em boates

Fonte: A Tarde

Redação TNB por Redação TNB
3 de agosto de 2023
em Política
A A
Câmara aprova protocolo para coibir violência contra mulher em boates

Foto: Reprodução

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 1º, um projeto de lei que cria o Protocolo Não É Não. A medida visa prevenir o assédio e a violência contra mulheres em ambientes onde se vendem bebidas alcoólicas, como bares e casas noturnas. A proposta agora segue para o Senado.

O texto, de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) em parceria com outros 26 parlamentares, determina que os estabelecimentos devem proteger a mulher e prestar assistência em casos de violência e constrangimento, além de afastar a vítima do agressor e, se necessário, expulsá-lo do ambiente. Para isso, os locais precisam monitorar situações de alerta.

O projeto também determina que ao menos um funcionário do local deverá estar qualificado para atender ao protocolo. Também estabelece que deve haver, em lugar visível, a informação de como acioná-lo e os contatos da Polícia Militar e do Ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher.

A deputada Maria do Rosário destacou a importância de medidas de proteção e apoio às mulheres.

“Não há como ser um protocolo facultativo porque não é facultativo estar diante da violência e não agir. É um imperativo ético, um imperativo da obrigação, da responsabilidade”, destacou.

A parlamentar citou o caso de uma jovem que foi estuprada em Belo Horizonte, no último fim de semana, após ser deixada alcoolizada e desacordada na porta de casa por um motorista de aplicativo.

“Ontem [domingo], mais uma vez, nós ficamos chocados com uma cena de uma menina colocada na porta da casa, retirada da porta de casa, adormecida, desacordada, estuprada. [A aprovação desse protocolo] é para que essas situações não aconteçam”, acrescentou Maria do Rosário.

A relatora do projeto, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), também comemorou a aprovação.

“[É] mais uma vitória para todas nós mulheres que representamos mais de 52% da sociedade. Para tentarmos criar políticas que evitem essa cultura de estupro tão presente no nosso país e nós possamos criar uma cultura de proteção à mulher”, disse.

O protocolo Não É Não foi inspirado na iniciativa No Callem, que existe na cidade espanhola de Barcelona. O No Callem foi aplicado no caso que levou à prisão do jogador de futebol Daniel Alves, acusado de estuprar uma mulher em uma boate catalã em dezembro do ano passado.

CompartilharEnviar
Postagem anterior

PF faz operação contra fraudes bancárias de mais de R$ 1 milhão na BA

Próxima postagem

Trump comparece a tribunal acusado de conspiração nas eleições de 2020

Leia Mais

Jerônimo critica educação em Salvador: ‘não bota escola pros meninos dele’
Geral

Jerônimo critica educação em Salvador: ‘não bota escola pros meninos dele’

13 de agosto de 2025
Política

Câmara: PT pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro

21 de julho de 2025
Política

Após decisão de Moraes, Bolsonaro não participa de coletiva do PL

21 de julho de 2025
Política

Flávio Bolsonaro sai do Brasil dia antes do pai receber tornozeleira 

19 de julho de 2025
Política

Governo Lula orienta ministros a evitarem declarações sobre Bolsonaro para evitar vitimização 

18 de julho de 2025
Política

Moraes pede para Chiquinho Brazão explicar descumprimento de regras de prisão domiciliar

16 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fafá de Belém recebe título de cidadã soteropolitana
Geral

Fafá de Belém recebe título de cidadã soteropolitana

por Redação TNB
15 de agosto de 2025

A cantora Fafá de Belém receberá o título de cidadã soteropolitana, na Câmara Municipal de Salvador, em 21 de agosto....

Leia mais
Influenciador Hytalo Santos é preso em São Paulo

Influenciador Hytalo Santos é preso em São Paulo

15 de agosto de 2025
Salvador Fest 2025 é cancelado. Confira comunicado da produção!

Salvador Fest 2025 é cancelado. Confira comunicado da produção!

13 de agosto de 2025
Jerônimo critica educação em Salvador: ‘não bota escola pros meninos dele’

Jerônimo critica educação em Salvador: ‘não bota escola pros meninos dele’

13 de agosto de 2025
Flamengo recusa proposta do Bahia por zagueiro

Flamengo recusa proposta do Bahia por zagueiro

13 de agosto de 2025
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS