Em entrevista a rádios em Guanambi na manhã desta quarta-feira (13), Jerônimo Rodrigues afirmou que Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador, “não podia estar arrotando qualidade de educação se ele não bota escola pros meninos dele”. O governador da Bahia fez críticas a gestões municipais ao redor do estado.
Segundo ele, o governo estadual sofre sobrecarga pela negligência de ações e investimentos das prefeituras nas áreas de saúde e educação. “O presidente Lula faz sua parte, o governador faz a dele, e quando o prefeito faz, fecha o ciclo”, disse Jerônimo.
Questionado sobre o empréstimo solicitado à Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), Jerônimo afirmou que “é um tema espinhoso” e que o dinheiro será destinado para negociar as dívidas do estado e investir em saúde, educação e reajuste salarial de 100 mil servidores das pastas.
“Se vocês olharem no empréstimo que a gente toma, é para fazer creche, escola. A oposição tá caladinha com essa questão da alfabetização porque esse prefeito de Salvador tem o pior índice de alfabetização da Bahia. Ele não tem creche suficiente para atender o povo”, disse Jerônimo.
“Em Salvador, o estado da Bahia paga a conta de 70 mil estudantes porque o prefeito não bota o fundamental 1 e 2. Quem está pagando a educação fundamental em Salvador é o estado”, completou.
Segundo Jerônimo, “na saúde é igualzinho”. Ele criticou a falta de investimentos no setor, afirmando que o estado está endividado pois recebe ordens judiciais para assumir contas de pagamento de remédios que deveriam ser responsabilidade do município, mas não estão disponíveis na rede pública. “Você acredita que Salvador, rica como é, não tem uma maternidade?”, questionou.
O governador deu como exemplo Feira de Santana ao afirmar que a cidade é uma das que sobrecarrega o governo estadual na saúde. “Feira de Santana não tem hospital municipal”, afirmou Jerônimo. Ele disse que “é duro, corta na carne” quando não tem verba suficiente para fazer todas as ações necessárias e ter que escolher “10 entre 100”.
Inauguração de obras
Participaram da entrevista o prefeito de Guanambi, Nal Azevedo (Avante), Ivana Bastos, presidente da ALBA, Roberta Santana, secretária de saúde e Rowenna Brito, secretária de educação.
O evento acontece para entrega de obras do estado e do município e faz parte da celebração pelos 106 anos de emancipação política da cidade. O governador inaugura, nesta quarta-feira, a ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP), da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Centro Municipal de Reabilitação e a reestruturação da Casa do Artesão.
Durante a visita, Jerônimo também anunciará novos investimentos e projetos voltados para abastecimento de água, voltados para comunidades da zona rural. Pela tarde o governador participa da inauguração de unidade de saúde no distrito de Morrinhos, obra executada pelo município de Guanambi.