O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (5), um decreto autorizando o Brasil a comprar energia elétrica da Venezuela. O ato foi feito em Parintins (AM), durante o relançamento do programa Luz para Todos, com o intuito de que o estado de Roraima, único que não é integrado ao Sistema Interligado Nacional, passe a importar do país vizinho.
“O decreto vai permitir realizar contratos para trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil”, destacou o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira.
Atualmente o Brasil já importa energia do Uruguai, Argentina e compartilha a Usina de Itaipu com o Paraguai, o novo instrumento assinado amplia este leque de possibilidades. O texto apenas permite que a compra seja relacionada a sistemas isolados, a ideia é que reduza a utilização de combustível, orçada em 2023 para R$12 bilhões. O consumo importado deve ser usado até que o Brasil atinja uma maior autonomia energética, integrando Roraima ao Sistema Interligado Nacional, para isso Lula anunciou um investimento de R$2,6 bilhões.