Pelo grupo D da Copa do Mundo Feminina, a Dinamarca venceu o Haiti e confirmou sua vaga nas oitavas de final. Pelo mesmo grupo, a Inglaterra goleou por 6 x 1 as chinesas e manteve seu aproveitamento de 100%, tendo vencido as três partidas da fase de grupos. As seleções classificadas voltam a jogar na próxima segunda (7/8).
Na partida que selou a classificação histórica da Dinamarca para o mata-mata – o que não ocorria desde 1995 – o primeiro gol do jogo saiu em cobrança de pênalti da craque Pernille Harder. Ela bateu segura, no canto direito da goleira haitiana Kerly Theus.
O segundo gol demorou, acontecendo apenas aos dez minutos dos acréscimos, já no segundo tempo. Sanne Troelsgaard recebeu passe em profundidade e tocou no contrapé da guarda-redes para fechar a conta.
Apesar da eliminação, o Haiti pode comemorar por sofrer apenas quatro gols em três jogos, em sua primeira Copa: foram duas derrotas por 1 a 0 e uma por 2 a 0. Apenas para comparação, a também caribenha Jamaica tomou 12 gols na fase de grupos de sua primeira edição, em 2019.
A Dinamarca enfrentará a anfitriã Austrália, pelas oitavas de final.
INGLATERRA
A Inglaterra saiu na frente aos quatro minutos, com Lauren James pegando a sobra dentro da área e passando para Alessia Russo finalizar. O segundo gol chegou aos 26 minutos, quando Millie Bright roubou a bola no meio-campo e acionou James, que deixou Lauren Hemp à vontade para bater de pé esquerdo e aumentar.
O jogo acabou 3 a 0 no primeiro tempo. Porém, no retorno do intervalo, a China reagiu aos 12 minutos, convertendo uma cobrança de pênalti. A felicidade das asiáticas durou pouco, pois nos minutos restantes as inglesas ainda tiveram tempo para marcar mais três. O placar oficializou a melhor atuação da seleção britânica até aqui.
Na próxima fase, elas enfrentarão a Nigéria.