Um dos principais pontos turísticos da Itália, que apenas nos nove primeiros meses de 2023 recebeu cerca de 30 milhões de pessoas, Veneza adotará uma série de medidas para conter a entrada de visitantes.
Conforme a Veja, a estratégia foi elaborada após a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recomendar que a cidade fosse adicionada à lista de Patrimônio Mundial em Perigo, por conta do turismo em massa e das mudanças climáticas.
De acordo com a revista, a prefeitura anunciou uma alteração do Regulamento de Polícia e Segurança Urbana que entra em vigor a partir de 1º de junho. Dentre as medidas para frear as visitas, está a redução no número máximo de membros em um grupo de turistas, que passará a ser de 25 pessoas.
As autoridades municipais irão cobrar uma taxa de 5 euros (cerca de 26 reais) pela entrada de pessoas que visitam a cidade por apenas um dia, e, além disso, ficará proibido dificultar o fluxo em ruas estreitas, pontes ou locais de passagem. Outra medida é a proibição do uso de megafones, prática comum dos guias turísticos, que agora terão que utilizar sistema de som fechado com oferta de fones de ouvido para os grupos de visitantes.