A cidade de Alagoinhas deu as boas-vindas, na noite desta quinta-feira, 6, aos jurados do Brazilian International Beer Award (BBA), o maior concurso de cervejas independentes do mundo, com um coquetel de recepção realizado no Hotel Soft Inn. O evento abriu oficialmente a programação do Bahia Beer – Festival de Cerveja de Alagoinhas, que acontece até o próximo domingo, 9, promovido pela Prefeitura de Municipal, em parceria com o Governo da Bahia.
O coquetel foi um momento de celebração, integração e confraternização entre os jurados que terão a missão de avaliar mais de 1.400 amostras de cervejas, vindas de 43 países. O grupo é formado por especialistas de mais de 20 nacionalidades, que reconhecem no BBA um dos concursos mais expressivos do mundo.
Para Gabrielle Demozzi, jurada de Curitiba com mais de 14 anos de atuação na área gastronômica e experiência em concursos internacionais, a diversidade de amostras e o nível da competição impressionam. “Aqui temos, basicamente, amostras do mundo todo. O Brasil merece isso, por causa de sua condição nos mercados produtor e consumidor de cerveja. O BBA já começou gigante; estive em um concurso na Califórnia, por exemplo, que tinha menos amostras inscritas que este”, destaca Gabrielle.
A jurada Lucy Corne, da África do Sul, participa pela primeira vez de um concurso na Bahia e demonstra entusiasmo em conhecer os sabores locais. “Espero poder provar algumas cervejas do tipo Catharina Sour, estilo tipicamente brasileiro. Estou ansiosa para conhecer os jurados locais e internacionais, prestigiar o concurso e todo o festival”, diz.
O governo da Bahia, através da Secretaria Estadual da Educação (SEC), celebrou nesta quinta-feira (6) a abertura do Prêmio Gestão da Aprendizagem 2025, iniciativa que reconhece o trabalho de 448 colégios estaduais que apresentaram indicadores positivos no ensino de português e matemática. A solenidade, que se estende até esta sexta-feira (7), ocorreu no Resort Vila Galé, em Guarajuba, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da secretária da Educação, Rowenna Brito, e de diversas autoridades.
O prêmio, que busca incentivar a inovação e a criatividade nas práticas pedagógicas, é visto pelo Executivo estadual como uma forma de valorizar o esforço da rede e impulsionar a qualidade do ensino público.
“O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho dos professores, dos gestores da educação pública e também um incentivo a novas práticas pedagógicas nas escolas. Melhoramos a infraestrutura dos colégios em todo estado, capacitamos os professores para o desenvolvimento de diversos projetos e a premiação é uma forma muito lúcida de fortalecer o presente para colher um futuro ainda melhor para os nossos estudantes”, disse o governador Jerônimo durante o evento.
Reconhecimento e investimento
A premiação reconhece as escolas por ações que resultaram na recomposição de saberes, melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, e fortalecimento da participação estudantil. As unidades foram avaliadas por terem atingido até nove critérios estabelecidos no edital, que abrangem aspectos do ensino e da gestão escolar.
Com um investimento total de R$ 3 milhões, viabilizados pela SEC, os colégios receberam um selo de gestão da aprendizagem e recursos financeiros. Segundo a secretária Rowenna, este montante será utilizado para o desenvolvimento de novos projetos nas escolas, além de estimular a troca de experiências pedagógicas bem-sucedidas na rede estadual.
“A educação da Bahia é potência e essa potência se apresenta nos resultados da aprendizagem dos nossos estudantes, do acesso deles à universidade. Somos o maior estado do Nordeste em inscrições no Enem, por exemplo, o terceiro maior do Brasil com estudantes acessando a universidade. Isso é resultado do compromisso de todos os gestores escolares e do investimento estadual na educação”, afirmou a secretária.
Escolas celebram qualidade
A premiação reforça a qualidade do ensino em diferentes regiões do estado. Vágner Araújo, gestor de uma escola de ensino integral em Riacho de Santana, no Sudoeste baiano, celebrou o reconhecimento pela terceira vez consecutiva.
“Nossa escola é premiada pelo terceiro ano consecutivo e isso nos alegra por termos cumprido uma série de requisitos de qualidade na educação em uma escola que é a única do município de Riacho de Santana. Isso contribui para mudanças reais na vida dos jovens da nossa região. Educação tem esse poder de transformar vidas e esse reconhecimento valoriza nosso esforço, nos diz que vale sempre a pena acreditar na educação”, relatou Araújo.
Criado em 2023, o Prêmio Gestão da Aprendizagem integra as políticas da SEC voltadas à redução da defasagem idade-série, avaliando o desempenho e engajamento das equipes escolares na melhoria dos resultados de aprendizagem nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.










