Na esteira dos eventos da COP30, que ocorrem em Belém (PA), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou nesta quinta-feira (13) o papel da Bahia na luta para mitigar os efeitos das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. “A Bahia mais uma vez sai na frente. 100% da energia que consumimos aqui, nós produzimos o equivalente, 99% são produzidos em campos de energia solar, eólica e de biomassa e nós queremos adentrar também pelo hidrogênio verde”, afirmou o gestor estadual.
“Estive no início da semana em Belém, para participar de um evento que tratava do tema das mudanças climáticas, da transição energética, [para] que seja justa, para que as pessoas mais pobres não fiquem desempregadas, desamparadas”, afirmou o governador ao detalhar sua passagem pelo evento das Nações Unidas (ONU) na segunda-feira (10).
Presente em um evento de homenagem aos bombeiros baianos que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024, realizado na manhã desta quinta, Jerônimo destacou o papel desses agentes no salvamento de vidas em casos de catástrofes naturais e climáticas.
“O papel deles, e o Corpo de Bombeiro está aí para isso, e agora eu até acabei de pedir para que fiquemos atentos com as notícias de que chuvas virão [para a Bahia] novamente nesse final de semana. Ontem teve carreamento de terra por conta das chuvas. Ficar atento para que eles saibam que a função deles é essa: socorrer e ajudar as pessoas”, disse o governador.










