Para a maior parte do Brasil, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 terminou no domingo (16), com a 2ª etapa das avaliações voltadas para as áreas de exatas e ciências, mas estudantes de duas regiões do país ainda farão as provas em outras datas devido a questões diversas. As informações são do portal InfoMoney e do jornal Estadão.
No Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro para os participantes das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, devido à realização da COP-3O, que ocorre na capital paraense desde a última segunda-feira (10), e tem mobilizado grande parte da estrutura local da grande Belém, o que impossibilitou a realização das provas nas datas originais.
O outro local que teve as datas de avaliação adiadas foi a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Atingida por um tornado no início do mês, que destruiu 90% da estrutura da cidade, a realização dos testes no local se tornou inviável e o governador do Estado, Ratinho Júnior (PSD) e a Secretaria da Educação do Estado anunciaram o adiamento horas após o incidente.
A reaplicação para os 106 alunos prejudicados está agendada para os dias 16 e 17 de dezembro.
O protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê que, em situações de força maior – como em municípios atingidos por desastres naturais -, os estudantes têm direito à reaplicação do exame.








