Milhares de pessoas lotaram o centro de Alagoinhas, neste domingo, 7, para acompanhar as comemorações do Dia da Independência do Brasil, com o maior desfile cívico da história da cidade. A programação começou pela manhã, na Praça da Bandeira, com o ato de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Alagoinhas, com a participação do prefeito Gustavo Carmo, do presidente da Câmara Municipal, José Cleto dos Santos Filho, e do tenente-coronel João Himério, comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar.
Em seu discurso, o prefeito exaltou os valores da democracia, da cidadania e a importância da data. “Defender a nossa independência também é lutar por igualdade e justiça social, condições essenciais ao desenvolvimento. Vamos renovar a nossa crença na democracia e a nossa confiança na cidade de Alagoinhas e no país. Que a nossa soberania se manifeste em cada pensamento, decisão, em cada ação, em cada gesto de cuidado com o próximo”, declarou Gustavo Carmo.
Após a revista às tropas, iniciou-se o desfile cívico, cujo ponto central foi a avenida Joana Angélica. O prefeito Gustavo assistiu ao cortejo acompanhado da primeira-dama e secretária de Planejamento e Captação de Recursos, Lianne Carmo, do vice-prefeito Luciano Sérgio, de secretários municipais e vereadores. O público pôde acompanhar a participação do Exército, com companhias e grupamentos especiais; do 4º Batalhão de Polícia Militar, com veículos e grupos táticos; do 19º Batalhão de Corpo de Bombeiros, com viaturas de salvamento e resgate; e dos agentes da Guarda Civil Municipal.
O desfile também contou com a presença do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), dos Clubes de Aventureiros e Desbravadores, além de usuários dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que trouxeram o tema “Liberdade de Ser – É Tempo de Florescer”.
Estudantes da Rede Municipal de Educação apresentaram vivências do projeto “Alagodé: Educação nascente dos tons, saberes, sabores e fazeres das gentes!”, desenvolvido ao longo do ano letivo. Marcaram presença o Colégio Murilo Cavalcante, que trouxe sua fanfarra; a Escola Jairo Azi, que apresentou a história de Alagoinhas e de seu povo contada nos “trilhos da memória”; e o Colégio Municipal de Alagoinhas, com a Fanfarra Juvenil (FanjuCMA), que celebra 30 anos de história. Também desfilaram alunos do Colégio Estadual Brasiliano Viegas e do Colégio Objetiva Ramili, da rede particular, ambos com fanfarras.
A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo levou para a avenida um pelotão com integrantes do Grupo de Samba de Roda do Oiteiro, atletas de capoeira, jiu-jítsu e futsal. Na sequência, desfilou a Fanfarra Tradicional de Alagoinhas. O cortejo teve ainda a apresentação de carros antigos, a manifestação popular do Grito dos Excluídos e Excluídas e o desfile do Sindicato Rural, com cavaleiros e amazonas.
Festa na cidade
As comemorações seguem até a noite, em clima de festa popular. A programação musical começa na Praça do Coreto, com show de Manu Topzinha, seguido por Junior Lima e Mikael Santos. Para encerrar, haverá o arrastão com Lucas Brito, que sairá da antiga garagem do Valneijós e seguirá pela Avenida Juracy Magalhães até a Prefeitura Municipal.