A Pastoral do Menor (Pama) de Alagoinhas realizou, na manhã desta terça-feira (4), uma celebração com a sociedade para marcar o aniversário de 40 anos de fundação. Atuando na proteção, na garantia de direitos e no asseguramento do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a entidade vem realizando, ao longo das últimas décadas, um trabalho voltado para as áreas da educação, cultura e capacitação técnica, contribuindo significativamente para o cenário social da cidade.
“Estamos em festa, e falo da alegria de estarmos unidos hoje nesta comemoração de 40 anos. Eu estava refletindo sobre a nossa caminhada e duas coisas vieram à minha mente: no mundo de hoje não tem gente importante, pois o importante é ser gente; e a outra coisa é que cada menino, cada menina, criança, adolescente e jovem que entra na Pastoral do Menor, na hora de sair, certamente, sairá diferente. Aqui, a gente joga sementes, prepara muitos futuros e dá oportunidades de aprender, crescer e se engajar. Que este momento, tão importante para nós, seja um momento de gratidão”, pontuou o fundador da instituição, Padre Freddy.
O prefeito Gustavo Carmo enfatizou a importância da Pastoral e parabenizou a equipe pelo trabalho insubstituível em prol da sociedade. “Todas as pessoas que trabalham aqui alcançam o local onde a mão do Estado não consegue chegar, no que diz respeito ao cuidado com as nossas crianças. Quero parabenizá-los por essa construção, esse trabalho árduo, e tenho certeza de que todos aqui se sentem realizados pela função que fazem em prol da nossa sociedade. Parabenizamos a instituição, porque, se não fosse o trabalho da Pastoral, não teríamos, ao longo do tempo, conseguido atender tantas crianças”, frisou Gustavo, que reiterou o compromisso da Prefeitura com a manutenção da Pama.
“A Prefeitura de Alagoinhas faz questão de manter, com alegria, os dois convênios com a Pastoral, sendo um contrato via Secretaria de Educação e outro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, pois todos aqui são importantes para esse trabalho com a infância e juventude acontecer e vamos continuar juntos, fortalecendo essa relação”, completou o prefeito.
Também enaltecendo o papel social do local, o vice-prefeito Luciano Sérgio cumprimentou todos os envolvidos na manutenção da entidade. “A Pastoral do Menor é uma das instituições mais importantes de Alagoinhas, com 40 anos de atuação dedicada à proteção e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Pioneira em garantir alimentação com três refeições diárias, educação cidadã e profissionalização, a entidade ofereceu oficinas em áreas como informática, elétrica e carpintaria, contribuindo para a formação de centenas de jovens. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como referência na defesa dos direitos da infância e da juventude, fortalecendo famílias e promovendo valores de paz, cidadania e dignidade humana”, enfatizou Luciano.
O secretário da Sedes, João Rabelo, parabenizou a entidade e destacou também o papel de parceria com a Prefeitura de Alagoinhas. “A Pama tem uma função muito importante em nossa cidade, e parabenizo pelos seus 40 anos, por fazerem um trabalho social reconhecido por toda a sociedade alagoinhense. Temos um convênio celebrado com a Prefeitura, onde disponibilizamos um orçamento para o custeio da manutenção do local, e não medimos esforços em apoiar, porque essa entidade atende, de fato, à nossa sociedade”, concluiu.










