A Câmara Municipal de Feira de Santana deve realizar, no próximo ano, concurso público para a contratação dos primeiros agentes da futura Polícia Legislativa Municipal. Segundo o presidente da Casa, vereador Marcos Lima (União Brasil), o projeto já foi votado e aprovado pelos vereadores, e a expectativa é que o concurso público seja realizado em 2026, após a conclusão das etapas técnicas e legais.
“A ideia é que no próximo ano a gente possa oferecer o concurso público e contratar tanto para a Polícia Legislativa quanto para outros cargos da Câmara Municipal”, confirmou Marcos Lima, em entrevista ao programa De Olho na Cidade, destacando que o edital deve ser elaborado ainda em 2025, com previsão de execução e início das contratações em 2026.
O presidente informou que a equipe técnica da Casa está finalizando o levantamento de cargos e funções que serão incluídos no edital. A previsão inicial é de 10 a 15 vagas para compor o quadro da nova Polícia Legislativa e outros setores administrativos.
Atualmente, a segurança do prédio da Câmara é realizada com o apoio da Guarda Municipal, cedida pelo Executivo. Marcos Lima ressaltou, no entanto, que a criação de uma força própria é fundamental. “Hoje, a Guarda Municipal é emprestada pelo município e faz um excelente trabalho, mas precisamos ter a nossa própria Polícia Legislativa para garantir um trabalho mais efetivo e voltado exclusivamente para o Legislativo”, destacou.
Para a realização do concurso, Lima destacou que a Câmara pretende contratar uma empresa de grande porte, com experiência em certames estaduais e federais, a fim de garantir segurança e transparência ao processo. Além da criação da Polícia Legislativa, o certame também deverá repor vagas abertas no quadro funcional da Casa em razão de aposentadorias recentes.









