Após 37 horas de combate, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) conseguiu extinguir, no fim da tarde desta sexta-feira (18), o incêndio de grandes proporções que atingiu quatro casarões no bairro do Comércio, em Salvador. A operação, iniciada por volta da 1h da madrugada de quinta-feira (17), envolveu mais de 50 bombeiros e pelo menos 15 viaturas.
As chamas se alastraram por construções centenárias, algumas em estado de abandono, com acúmulo de materiais altamente combustíveis, como madeira e papel. “Por causa da alta complexidade das edificações, nós atuamos com bastante cautela também pelo risco de desabamento”, explicou a tenente-coronel Érica Prado, comandante do 1º BBM. Técnicas de resfriamento foram utilizadas para conter o fogo.
A operação contou com apoio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que interditou os quatro imóveis atingidos e isolou preventivamente outro edifício. Também atuaram no local equipes da Polícia Militar, da Transalvador e da Coelba, que garantiram o isolamento da área, controle do tráfego e segurança da população.
Os bombeiros seguiram monitorando os imóveis vizinhos durante todo o trabalho, encerrado oficialmente às 16h59 desta sexta. As causas do incêndio ainda são investigadas. Não houve registro de feridos.