O Hospital Regional de Alagoinhas já tem 80% de sua construção concluída e previsão de entrega para janeiro de 2026. Para acompanhar o avanço dos trabalhos, o prefeito Gustavo Carmo visitou o canteiro de obras nesta quarta-feira, 27, ao lado da secretária de Obras e Projetos, Gal Reis, e do chefe de Gabinete, Juracy Nascimento.
De acordo com o engenheiro George Nogueira, gerente da obra, a parte estrutural já foi finalizada. “A estrutura básica da obra já foi finalizada, e chegamos na fase de acabamento, que inclui, por exemplo, a instalação de revestimento das paredes, dos pisos, de louças e metais dos banheiros e mobiliário fixo”, explica.
Com 26 mil metros quadrados de área construída e cerca de 900 cômodos, o hospital contará com 180 leitos, sendo 30 de UTI, e funcionará como referência em alta complexidade nas áreas de Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia e Cardiologia. Além de atendimentos de urgência e emergência, oferecerá novos serviços à população, como hemodinâmica, agência transfusional, terapia renal substitutiva, radioterapia, quimioterapia e serviço de estomaterapia — recursos que hoje não estão disponíveis na região.
O prefeito Gustavo Carmo destaca a importância da obra para Alagoinhas e municípios vizinhos. “Essa é uma ação grandiosa, a construção de um hospital que atenderá a toda região, com especialidades diversas, incluindo oncologia. Estamos ansiosos para que ele fique pronto e assim, ofereça cuidado com ainda mais dignidade para a população, especialmente de Alagoinhas”, afirma.
O novo Hospital Regional de Alagoinhas começou a ser construído em novembro de 2023 com orçamento de R$161,2 milhões, frutos de parceria Bahia-Brasil, do Novo PAC e do Governo do Estado.