A Prefeitura de Alagoinhas iniciou, na noite dessa terça-feira, 18, um trabalho de remoção de pequenas estruturas abandonadas em espaços públicos. A primeira ação ocorreu na Avenida Luis Viana, centro da cidade, onde uma barraca foi retirada. Liderada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Ordem Pública (Semorp), a iniciativa conta com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Manutenção (Seman). O objetivo é impedir que essas estruturas sirvam como espaços para descarte de lixo ou abrigos para criminosos.
“Nós temos feito várias rondas de fiscalização na cidade. Quando identificamos estruturas como barracas abandonadas, tentamos localizar e notificar os proprietários, colamos adesivos de alerta, para que eles compareçam à Semorp. Infelizmente, os proprietários não comparecem, não tomam providências. Por isso, a partir de agora, barracas abandonadas, sem utilidade e que só causam transtornos à população serão removidas, conforme a legislação nos autoriza. Não mediremos esforços para garantir um ambiente urbano mais salubre e seguro para todos”, afirma Hilton Ribeiro, secretário municipal de Mobilidade Urbana e Ordem Pública.
O secretário destaca o esforço conjunto das pastas municipais para o sucesso da ação. “A Seman está dando apoio estrutural na disponibilização dos equipamentos e operadores necessários para fazer o trabalho de remoção das barracas abandonadas, e a nossa Guarda Municipal, como sempre, garante a segurança e a ordem pública durante a execução do trabalho”, explica Hilton Ribeiro.
*Denuncie*
Estruturas abandonadas representam sérios riscos à saúde e segurança pública. Além de se tornarem focos de acúmulo de lixo e de proliferação de pragas como ratos e insetos – vetores de doenças –, esses locais podem abrigar atividades ilícitas e criminosos, transformando-se em pontos de perigo para a comunidade. A deterioração de construções ou barracas sem manutenção também oferece risco de desabamento ou danos estruturais e coloca em risco a integridade física das pessoas.
Qualquer cidadão que identificar uma estrutura que ofereça esse tipo de risco à comunidade pode denunciar à Ouvidoria do Município, por meio do telefone 156, do WhatsApp (75) 3423-8285 ou pelo site
ouvidoria.alagoinhas.ba.gov.br. A denúncia pode ser anônima.