Como parte da programação comemorativa pelos 60 anos de história, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Alagoinhas realizou, nessa sexta-feira, 29, uma Jornada Técnica na Câmara Municipal. O evento reuniu autoridades, servidores efetivos, comissionados, terceirizados e membros da sociedade civil, com auditório lotado.
A palestra principal teve como tema “Os desafios dos serviços públicos frente à atual conjuntura do saneamento básico” e foi conduzida pelo engenheiro Abelardo de Oliveira Filho, ex-secretário nacional de Saneamento e referência na área. Ele destacou a importância de discutir o saneamento básico como direito humano essencial e defendeu o fortalecimento das autarquias públicas.
“Não podemos considerar um cidadão pleno se ele não tem acesso a serviços de saneamento básico. Discutir os desafios do setor diante da atual pressão pela privatização é fundamental. Privatizar não é a solução. Temos exemplos no Brasil e no mundo onde a gestão privada não cumpriu suas promessas. O caminho é fortalecer as autarquias públicas, tornando-as mais competentes, eficazes e próximas da população”, ponderou o palestrante.
Abelardo relembrou ainda sua contribuição para que Alagoinhas se tornasse referência nacional no setor, destacando que o município foi pioneiro na aprovação da Política Municipal de Saneamento Ambiental, na criação do Conselho Municipal e na elaboração do Plano Municipal de Saneamento.
O evento também contou com a participação da engenheira Glenda Barbosa de Melo, ex-diretora do SAAE de Alagoinhas. Ela ressaltou a importância do debate e fez uma retrospectiva sobre os avanços conquistados à frente do SAAE, destacando o papel dos trabalhadores e da sociedade civil na consolidação das políticas públicas.
“O envolvimento dos servidores e da população é fundamental para fortalecer a gestão. Foi com o apoio dos trabalhadores que conseguimos aprovar a Lei Municipal de Saneamento Ambiental e instituir o Conselho Municipal de Saneamento, que precisa ser resgatado e fortalecido para acompanhar a execução das políticas e dos investimentos na área”, comentou.
Foco na eficiência
Para o diretor-geral do SAAE, Renavan Sobrinho, a Jornada Técnica representa um marco importante para o fortalecimento institucional da autarquia.
“Esse momento de imersão dos servidores é essencial para aprimorar a prestação de serviços à população. Mesmo diante de desafios e barreiras, estamos trabalhando para que o SAAE continue avançando, com foco na eficiência, na transparência e na melhoria da qualidade do saneamento em Alagoinhas”.
A Jornada também foi prestigiada pelo vice-prefeito, Luciano Sérgio; secretários municipais Anderson Baqueiro (Governo), Hilton Ribeiro (Mobilidade e Ordem Pública) e Djalma dos Santos (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente); comandante da Guarda Civil Municipal, Silvânia Soares; superintendente de Participação Popular, Tárcio Mota; representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); além dos vereadores Cleto da Banana, Thor de Ninha e Luciano Almeida, entre outras autoridades.