O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (7) que o transporte público municipal será gratuito nos dois domingos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes que farão a prova. A medida, segundo ele, tem como objetivo facilitar o deslocamento dos participantes e evitar atrasos em um dos dias mais importantes da vida acadêmica dos jovens.
“No dia da realização do Enem, o transporte público é gratuito para os estudantes que vão fazer a prova. Não vão precisar pagar o ônibus”, afirmou. O benefício vale para este domingo (9) e para o próximo, no dia 16.
O anúncio foi feito durante o Mega Aulão IngreSSAr 2025, edição especial do programa municipal de preparação para o Enem, realizado no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio. O evento, que ocorre desde as 14h, tem expectativa de reunir mais de 6 mil alunos para uma revisão dos principais conteúdos cobrados no exame, com aulas de Redação, Matemática, Biologia, Geografia e História.
Ao destacar o evento, Bruno Reis exaltou o caráter transformador do programa e ressaltou o impacto da iniciativa na vida dos jovens. “É a revisão final. Os melhores professores da cidade estão aqui. Tenho certeza que vai contribuir de forma decisiva para melhorar o desempenho dos alunos no domingo”, disse.
O prefeito lembrou que, embora a responsabilidade do município formalmente se limite ao Ensino Fundamental II, o programa busca ampliar as oportunidades de ingresso no ensino superior, especialmente para estudantes da rede pública. “A gente está proporcionando a esses jovens não só o curso, como foi oferecido para mais de mil alunos durante o ano, mas hoje esse mega aulão, que tenho certeza que vai ajudar muito para que eles possam brilhar no domingo e passar no Enem”, completou.
Enem na Bahia
Na Bahia, 428 mil candidatos estão inscritos para o Enem este ano. Salvador lidera o Estado em número de participantes, com 106 mil estudantes. O aulão reúne professores renomados em uma maratona de revisão teórica, resolução de questões e orientações para controle emocional. A proposta é reforçar o conteúdo trabalhado ao longo do ano e oferecer estratégias para o desempenho durante a prova.










