Neste domingo, 16, a pré-operação “Resgate Nuclear”, evento de airsoft organizado pela equipe Squad Tático Tarja Preta, destacou Alagoinhas no cenário baiano da simulação tática. A ação reuniu aproximadamente 200 operadores, visitantes de 33 equipes de diversas cidades da Bahia e de outros estados, como Sergipe e Paraíba, e movimentou a economia local com hospedagens, alimentação e turismo.
“Esta é a segunda grande atividade realizada pelo grupo na cidade, e a pré-operação funcionou como um ‘esquenta’ para o evento principal, marcado para março de 2026, quando a expectativa é reunir pelo menos 300 participantes”, informou a vice-presidente da equipe Tático Tarja Preta, Crícia Batista, que explicou alguns detalhes do funcionamento da operação.
“Montamos um cenário de combate com simulação de desativação e ativação de uma bomba nuclear fictícia. No campo, os operadores encontraram explosivos cenográficos, brindes e situações-surpresa. Nossas operações são pensadas para trazer a maior realidade possível. Aqui, uma equipe tenta desarmar a bomba e a outra tenta armá-la. Criamos todo o ambiente de missão mesmo”, completou Crícia.
O presidente da Squad Tático Tarja Preta, Moisés Cavalcante, contou que a preparação para o grande evento de 2026 começa justamente com esses treinos semanais, que o grupo realiza atraindo sempre mais adeptos para esse esporte. “A estrutura envolveu meses de estudo e planejamento. Nós trabalhamos com mapas, estudo de campo, definição de objetivos e estratégias. Tudo isso é feito com antecedência para garantir um jogo seguro, dinâmico e desafiador. Nosso objetivo é fazer crescer esse esporte em Alagoinhas, como também contribuir para o desenvolvimento da cidade, pois a economia se movimenta, o turismo aumenta. Queremos que Alagoinhas seja reconhecida como a cidade do airsoft baiano”, pontuou.
Adepto do airsoft há quatro anos, Bruno Souza enalteceu a prática dessa modalidade em Alagoinhas. “O airsoft estar acontecendo em nossa cidade é de suma importância, pois proporciona atividade física e também contribui para a gente trabalhar o reflexo e a mente. A iniciativa trouxe pessoas de vários locais, e aqui fazemos mais amigos. Essa vinda de muitas pessoas de fora vem fomentar ainda mais a economia local”, frisou.
Representando o secretário municipal de Mobilidade e Ordem Pública, Hilton Ribeiro, a comandante da Guarda Municipal, Silvânia, revelou que se surpreendeu com a seriedade do esporte e que possivelmente em breve o pelotão fará atividades em parceria com os organizadores do evento. “Ficamos impressionados com o número de operadores e com a organização. Já estamos conversando para firmar uma parceria e oferecer treinamentos com o pessoal do squad tático, porque isso pode ajudar muito a qualificar a guarda”, disse a comandante.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), João Henrique Paolilo, explicou que desde o início do ano, seguindo as orientações do prefeito Gustavo Carmo, a ideia é diversificar o apoio aos esportes praticados na cidade pela população. “A Secet tem ampliado o apoio às diversas modalidades esportivas praticadas em nossa cidade. No caso do airsoft, estamos temos acompanhado de perto o crescimento da modalidade e estivemos presentes hoje no evento, para observar a disputa, vendo de perto a grande quantidade de participantes vindos de fora de Alagoinhas. A operação atraiu equipes de vários municípios baianos e também de estados vizinhos, impactando positivamente o turismo local”, concluiu.










