Na noite deste domingo (15), o Vitória venceu o Guarani no Barradão e se aproxima cada vez mais do acesso à Série A. Com gols de Léo Gamalho e Wagner Leonardo, o Leão bateu o time paulista por 2 x 0, foi a 61 pontos e abriu sete de vantagem para o quinto colocado.
O Rubro-Negro confirmou seu status de melhor mandante e chegou à 19ª vitória na Série B. Na liderança, o time baiano tem cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, mas a distância pode diminuir em caso de triunfo de Juventude ou Sport, que ainda se enfrentarão pela 32ª rodada.
No próximo desafio, o Vitória vai até o Maranhão enfrentar o Sampaio Corrêa. As equipes entrarão em campo sexta-feira (20), às 19h, pela 33ª rodada da Segundona.
O JOGO
Primeiro tempo
A partida começou com o Vitória valorizando a posse de bola e tentando achar espaço para se aproximar da área do Guarani. Já o Bugre se mantinha firme na defesa e buscava sair em velocidade pelos lados. Com o ferrolho paulista, o Rubro-Negro arriscou chutes de fora, mas sem sucesso. Aos 18 minutos, enfim o Leão achou espaço em jogada trabalhada de pé em pé. Matheusinho chutou, o goleiro Pegorari deu rebote para Osvaldo aproveitar e tocar para Léo Gamalho abrir o placar. O Vitória ficou em vantagem númerica após o volante Matheus Bueno ser expulso. No entanto, o Guarani passou a jogar mais no campo de ataque e teve chances de empatar o jogo. O primeiro tempo terminou com o Leão em vantagem.
Aos 15 minutos, em saída errada do Bugre, Osvaldo recuperou e tocou para Iury Castilho. O camisa sete, de perna direita, arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima.
Boa chegada do Guarani! Aos 16, Bruninho chutou da intermediária. Lucas Arcanjo se esticou para defender e jogou a bola para escanteio.
Gol do Leão aos 18 minutos. Em jogada trabalhada pelo lado direito, Dudu tocou para Castilho, que escorou para Matheusinho chutar e o goleiro Pegorari espalmar para o lado. No rebote, Osvaldo cruzou para Léo Gamalho, que, na pequena área, só fez empurrar para o fundo das redes.
Expulsão! Aos 26 minutos, o volante Matheus Bueno reclamou acintosamente de acordo com o julgamento do árbitro, e levou o segundo amarelo na partida, deixando o Guarani com um jogador a menos.
Aos 37, O Vitória pressionou a saída de bola do time paulista com Matheusinho. O camisa 10 tocou para Léo Gamalho que, da meia lua da grande área, arriscou para a defesa em dois tempos do goleiro do Guarani.
Em seguida, resposta do Bugre! Matheus Barbosa tentou o cruzamento, mas a bola foi em direção ao gol, obrigando Lucas Arcanjo a dar um tapa para fora.
Aos 41 minutos, em cobrança de escanteio, Matheus Barbosa subiu sozinho no meio da defesa do Vitória e cabeceou para o gol. A bola passou rente à trave direita do goleiro rubro-negro.
Segundo tempo
A segunda etapa começou a todo vapor pelo lado do Vitória. O Rubro-Negro foi para cima do Guarani e marcou o segundo gol logo aos quatro minutos com Wagner Leonardo de cabeça, em cobrança de escanteio. Em seguida, Iury Castilho também balançou as redes, mas estava em posição irregular e o gol foi anulado. O Leão seguiu controlando a partida e de vez em quando o Bugre chegava com mais perigo, mas sem êxito. Fim de jogo e festa no Barradão para os mais de 29 mil torcedores presentes.
Aos quatro minutos, o Leão ampliou! Em cobrança de escanteio, Osvaldo cruzou na medida para o zagueiro Wagner Leonardo, que subiu mais que todo mundo e cabeceou firme para o gol.
Gol anulado! Aos seis minutos, Iury Castilho recebeu lançamento de Dudu em profundidade pela esquerda e chutou cruzado. O assistente marcou impedimento, e com o auxílio do VAR, o gol foi anulado.
Aos 21, Dudu foi desarmado na entrada da grande área e a bola sobrou para Gustavo França. O atacante do Bugre chutou forte de longe para a defesa de Lucas Arcanjo.
Aos 26 minutos em cobrança de falta, Lucas Arcanjo saiu mal e Walber tocou de cabeça no segundo pau em direção a pequena área. A zaga do Vitória afastou quase em cima da linha.
Aos 32, após jogada de Édson Lucas, Iury Castilho tocou para Giovanni Agusto. O meia chutou rasteiro e a bola passou próxima à trave esquerda de Pegorari.