A Inglaterra sofreu, viu a Nigéria acertar três bolas em sua trave e ainda perdeu o destaque Lauren James expulsa, mas, mesmo assim, conseguiu levar o jogo para os pênaltis e venceu por 4 a 2 nesta segunda-feira (7/8), em Brisbane, garantindo vaga nas quartas de finais da Copa do Mundo Feminina da FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023.
As Lionesses aguardam agora a vencedora de Jamaica e Colômbia para saber quem enfrentarão por um lugar nas semifinais na próxima sexta-feira (12/8).
Para quem esperava facilidade para os atuais campeãs europeias, a Nigéria tratou logo de mostrar que não seria bem assim e, a despeito de um pênalti marcado para os ingleses e depois anulado após revisão do VAR, foi quem dominou no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, a dinâmica da partida seguiu a mesma, com a Nigéria ganhando praticamente todos os duelos em campo e quase marcando com Uchenna Kanu cabeceando no travessão.
Para aumentar o pesadelo da Inglaterra, pouco antes dos acréscimos, James pisou em Michelle Alozie e recebeu cartão vermelho após intervenção do VAR. Os Super Falcons foram, então, para a prorrogação com vantagem numérica e permaneceram perto de abrir o placar com Alozie, que recebeu sozinha na área, mas finalizou sem equilíbrio.
Antes da pausa para troca de lado, as africanas pararam no poste pela terceira vez após escapada pela direita de Asisat Oshoala e cruzamento fechado que Earps apenas acompanhou com os olhos.
Nada mudou nos 15 minutos finais do tempo extra e o confronto acabou sendo decidido na disputa de pênaltis. A Inglaterra, então, levou a melhor e venceu por 4 a 2 para garantir vaga na fase seguinte.