Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Geral

Governo avalia subir de 20% para 30% cotas para negros em concursos

Fonte: A TARDE

Redação TNB por Redação TNB
6 de agosto de 2023 às 20:08
em Geral
A A
Governo avalia subir de 20% para 30% cotas para negros em concursos

Foto: Reprodução

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

O governo está analisando a possibilidade de aumentar a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos, elevando o percentual dos atuais 20% para 30%. Além disso, está prevista a criação de subcotas para mulheres negras. Com o objetivo de implementar essas mudanças, o governo pretende apresentar um novo projeto de Lei de Cotas no serviço público ainda este ano, uma vez que a legislação atual que trata do assunto tem validade de 10 anos a ser completada em junho de 2024.

Em vigor desde 2014, a lei nº 12.990 determina que 20% das vagas oferecidas em concursos públicos federais devem ser reservadas para pessoas negras, incluindo aquelas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para discutir a revisão da lei, foi formado um grupo de trabalho que envolve diversos ministérios. Além disso, está sendo estudada a adoção de critérios para balizar os parâmetros fenotípicos utilizados nas bancas de heteroidentificação. O fenótipo se refere ao conjunto de características físicas do indivíduo, como cor da pele e tipo de cabelo.

“Entendemos que é preciso fortalecer as comissões [que fazem o processo de heteroidentificação]. Para isso, o Ministério da Educação está realizando estudos a respeito do trabalho realizado por essas comissões, além de estar em contínuo diálogo com os diferentes movimentos sociais e segmentos acadêmicos”, declarou o Ministério da Educação em comunicado.

Indígenas, ciganos e mulheres negras

Além do aumento das cotas para pessoas negras em concursos públicos, está sendo debatida a possibilidade de incluir a população dos povos indígenas, ciganos e outras minorias.

Quanto a criação de subcotas específicas para mulheres negras, o entendimento do grupo de trabalho é a reflexão de que não se deve limitar-se apenas à questão racial, mas também considerar a abordagem de classe social. Dessa maneira, são analisados aspectos como a situação materna (com ou sem filhos), as condições financeiras das candidatas, entre outros. O objetivo é tornar as políticas de cotas mais inclusivas e abrangentes, considerando uma ampla gama de desigualdades enfrentadas por diferentes grupos na sociedade.

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Jequié vence Jacobina e é Tricampeão da Série B do Campeonato Baiano

Próxima postagem

Romaria de Bom Jesus da Lapa vira Patrimônio Imaterial da Bahia

Leia Mais

Geral

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46

A proposta que proíbe a separação de detentos com base em sua filiação a facções criminosas foi aprovada pela Comissão de...

Geral

Projeto que oficializa bolsas para professores da educação básica avança na Câmara

29 de dezembro de 2025 às 21:00

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que formaliza o programa de concessão...

Geral

Corpo de Mãe Carmen chega ao Terreiro do Gantois para despedida

26 de dezembro de 2025 às 17:48

O corpo de Mãe Carmen Oliveira, ialorixá do Terreiro do Gantois, chegou à sede da casa religiosa pouco antes das...

Geral

Câmara veta lucro de condenados com obras sobre crimes

25 de dezembro de 2025 às 16:46

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe pessoas condenadas pela...

ÚLTIMAS

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026
Alagoinhas

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

por Redação TNB
20 de janeiro de 2026 às 09:09

O município de Alagoinhas reforçou seu apoio à campanha Feminicídio Zero, iniciativa nacional do Ministério das Mulheres, replicada na Bahia...

Leia mais

Sisu 2026: Consulta de vagas já está disponível

12 de janeiro de 2026 às 06:48

Irã: número de mortos nos protestos passa dos 500, segundo Reuters

12 de janeiro de 2026 às 06:47

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46

Com a garotada em campo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão

12 de janeiro de 2026 às 06:45
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS