Após 35 dias desde o início da escalada do conflito entre Israel e o grupo Hamas, o grupo de brasileiros que estava na Faixa de Gaza se prepara para deixar a região e, em território brasileiro, o governo já prepara uma operação de logística e acolhimento para recebê-los neste fim de semana.
Segundo a CNN Brasil, a expectativa é que até o próximo sábado (11) o avião com o grupo esteja deixando a zona de conflito. São 24 brasileiros e 10 palestinos, com familiares próximos. Eles estão concentrados em Rafah e em Khan Younis esperando para cruzar a fronteira com o Egito. Ainda de acordo com a emissora, a chamda Operação Acolhimento está sendo organizada há pelo menos 20 dias e é coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas conta também com a atuação dos ministérios do Desenvolvimento Social e da Saúde.
O grupo será resgatado por um avião da Força Aérea Brasileira, que estava na cidade do Cairo, no Egito. A expectativa é que a aeronave se dirija até o aeroporto de Al Arish, o mais próximo da Faixa de Gaza. Eles vão desembarcar na Base Aérea de Brasília, como ocorreu com parte dos outros brasileiros que já foram repatriados, vindos de Israel e da Cisjordânia. Em território brasileiro, agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos do governo brasileiro farão atendimento ao grupo.
Até o momento, a Operação Voltando em Paz, do governo federal, já repatriou 1.445 pessoas e 53 pets, vindos de Israel e da Cisjordânia desde o início da escalada do conflito. Segundo o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, não há mais pedidos de repatriação de brasileiros que vivem na região.