Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Geral

Moraes já atua para eliminar plano de Bolsonaro para escapar do STF

Fonte: Bahia.Ba

Redação TNB por Redação TNB
6 de setembro de 2023 às 08:44
em Geral
A A
Moraes já atua para eliminar plano de Bolsonaro para escapar do STF

Foto: Reprodução

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

Acuado no inquérito das joias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sustenta a tese de que só conseguirá escapar da condenação criminal se o caso deixar o Supremo Tribunal Federal (STF) e migrar para a Justiça comum. A mudança permitiria, na visão do ex-presidente, fugir da “perseguição” que lhe seria imposta pelo ministro Alexandre de Moraes.

No campo jurídico, a medida conta com o apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR). A alegação é que, ao deixar a Presidência, Bolsonaro perdeu a prerrogativa de foro e, portanto, deve ser julgado pela primeira instância. Foi com base na posição da PGR, conforme a coluna de Paulo Capelli, do Metrópoles, que ele e Michelle optaram pelo silêncio em depoimento à Polícia Federal.

Porém, corre que esse cenário perfeito para Bolsonaro, ao menos por ora, está bem mais para sonho do que para realidade. Moraes já atua para eliminar o plano Bolsonaro de evitar o julgamento pelo STF, no inquérito das joias e já definiu como reagirá quando o foro de competência for debatido pelos onze ministros da Corte. E o contra-ataque não é bom para o ex-presidente.

Ao sustentar que Bolsonaro deve ser julgado pelo STF, Alexandre dirá que há um ponto em comum envolvendo os atos antidemocráticos, a fraude em cartões de vacinação e a venda das joias: todos os crimes teriam sido cometidos por uma mesma organização criminosa.

E, dentro dessa organização criminosa, há deputados e senadores. Daí a competência do Supremo para julgá-los todos, inclusive os não detentores de foro privilegiado

A referida organização criminosa a ser citada por Moraes é encabeçada por Bolsonaro e constituída por uma dúzia de aliados. Desse modo, o ministro alegará que os crimes perpretados têm conexão. Não haveria como desvincular uma coisa da outra.

O ex-ajudante de ordens Mauro Cid é um exemplo fático da tese sustentada por Alexandre. O tenente-coronel tinha em seu celular a chamada “minuta do golpe”, atuou para falsificar cartões de vacinação e vender presentes recebidos por Bolsonaro quando chefe de Estado.

Quando a questão de competência for analisada pelo plenário, o que ainda não tem data definida para ocorrer, Moraes apresentará sua tese aos demais ministros da Corte.

E a tendência é que a maioria acompanhe o relator. Há um precedente semelhante votado em maio. Na ocasião, oito ministros votaram para tornar réus, no STF, manifestantes que estavam acampados no quartel-general do Exército, em Brasília. Ao analisar a competência do STF para julgar Bolsonaro, a tendência, mais uma vez, é de apenas dois votos a favor do ex-presidente.

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Lira promete não prorrogar nenhuma CPI em funcionamento na Câmara, diz colunista

Próxima postagem

Deputado alega que foi intimidado por apoiadores de Hilton Coelho durante audiência pública

Leia Mais

Geral

Mago das Pinturas investe em equipe qualificada e tecnologia para pintura automotiva em Alagoinhas

27 de janeiro de 2026 às 18:59

Oficina conta com equipe qualificada, equipamentos de primeira linha e atendimento voltado à qualidade do serviço A oficina do Mago...

Geral

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46

A proposta que proíbe a separação de detentos com base em sua filiação a facções criminosas foi aprovada pela Comissão de...

Geral

Projeto que oficializa bolsas para professores da educação básica avança na Câmara

29 de dezembro de 2025 às 21:00

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que formaliza o programa de concessão...

Geral

Corpo de Mãe Carmen chega ao Terreiro do Gantois para despedida

26 de dezembro de 2025 às 17:48

O corpo de Mãe Carmen Oliveira, ialorixá do Terreiro do Gantois, chegou à sede da casa religiosa pouco antes das...

ÚLTIMAS

Guarda Civil Municipal inicia curso de Armamento e Tiro com foco na qualificação profissional
Alagoinhas

Guarda Civil Municipal inicia curso de Armamento e Tiro com foco na qualificação profissional

por Redação TNB
20 de janeiro de 2026 às 09:12

Começou nesta segunda-feira, 19, o curso de formação em Armamento e Tiro destinado aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM)...

Leia mais
Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

20 de janeiro de 2026 às 09:09

Sisu 2026: Consulta de vagas já está disponível

12 de janeiro de 2026 às 06:48

Irã: número de mortos nos protestos passa dos 500, segundo Reuters

12 de janeiro de 2026 às 06:47

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS