Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Geral

Pedágio eletrônico: entenda as regras para regularização de multas

Redação TNB por Redação TNB
30 de abril de 2026 às 15:05
em Geral
A A
Pedágio eletrônico: entenda as regras para regularização de multas

© Nova381/Divulgação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

Com a suspensão de 3,4 milhões de multas de pedágio eletrônico pelo Governo Federal quem foi afetado pode regularizar sua situação, mas a situação não é automática e exige ação direta de quem foi multado.

Como em qualquer processo de regularização é importante ter registro de comprovantes de pagamento e checar a situação de sua Carteira Nacional de Habilitação após os passos. Outro ponto importante é o prazo: a suspensão é válida por 200 dias, até 16 de novembro. Após essa data quem não regularizar sua situação poderá ser autuado novamente.

Atente também para o fato de que cada autuação por evasão deve ser tratada de forma independente. Embora algumas concessionárias permitam agrupar o pagamento de cobranças em trechos e mesmo em dias diferentes as multas não obedecem a mesma lógica e pendências diferentes podem gerar autuações distintas. Também é importante não deixar passar o prazo de quitação, que é 30 dias após passar o trecho que tem a cobrança eletrônica.

O primeiro passo é o de regularizar a sua situação. Se ainda não o fez, pague os pedágios. Os sites das concessionárias são uma das opções mais acessíveis, mas quem tiver dificuldade pode procurar cabines de cobrança. As concessionárias são obrigadas a dar alternativas de pagamento, inclusive presenciais, conforme a Resolução ANTT Nº 6.079, de 26 de março deste ano. 

Em seguida você deve procurar o órgão responsável pela multa. Em estradas federais a referência é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para estradas estaduais a referência são os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Você deverá recorrer da multa.

Se você não pagou a multa deve esperar a baixa dos pontos no sistema. O aplicativo CNH Digital é uma boa referência para acompanhar se a pontuação foi retirada da sua carteira.

Caso já tenha pago a multa você tem direito a pedir o valor de volta. Esse pedido ocorre dependendo novamente do órgão que emitiu a multa. Para estradas federais é possível pedir o reembolso pelo portal Gov.br. Nos estaduais é importante procurar a referência nos sites, podendo ser via Detran ou Secretaria da Fazenda). Lembrando que ele não é automático, a correção e devolução depende da iniciativa de quem foi multado. 

Um fator importante para a devolução é comprovar que você pagou a multa. Vale comprovante bancário, guia quitada, mas tem de ser um documento bancário oficial e precisará ser enviado, normalmente digitalizado. Também é possível enviar cópias físicas, em agências dos correios ou postos presenciais de atendimento das secretarias ou Detrans, mas será necessário se informar de prazos e exigências dos órgãos.

Após o pedido é importante acompanhar os processos. Guarde protocolos e consulte-os regularmente. Não há um prazo estabelecido para a resposta dos órgãos, que podem pedir documentos adicionais ou mesmo novo envio, caso faltem dados importantes ou haja problema para identificar os dados nos comprovantes. 

 

Fonte: Agência Brasil

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Brasileiros estavam em flotilha interceptada por militares israelenses

Próxima postagem

TSE cassa mandato do governador de Roraima e determina novas eleições

Leia Mais

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos
Geral

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

14 de junho de 2026 às 16:58

Entidades e ativistas da causa animal protestaram neste domingo (14), em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na...

Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio
Geral

Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio

14 de junho de 2026 às 14:58

Pelo menos seis pessoas morreram na manhã deste domingo (14) após a colisão no ar de dois helicópteros que caíram...

Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados
Geral

Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados

14 de junho de 2026 às 12:55

A Caixa realizou na manhã deste domingo (14) o sorteio do concurso 3018 da Mega-Sena, na capital paulista. A data...

Rio terá banco genético para ajudar na identificação de desaparecidos
Geral

Dois helicópteros se chocam e deixam ao menos cinco mortos no Rio

14 de junho de 2026 às 10:54

Pelo menos cinco pessoas morreram na manhã deste domingo (14) após a colisão no ar de dois helicópteros que caíram...

ÚLTIMAS

Com etapa final animada, Japão e Holanda empatam pelo Grupo F da Copa
Esportes

Com etapa final animada, Japão e Holanda empatam pelo Grupo F da Copa

por Redação TNB
14 de junho de 2026 às 21:51

O Grupo F da Copa do Mundo iniciou com um jogo movimentado em Dallas, nos Estados Unidos. Neste domingo (14),...

Leia mais
Raphinha, Vini Jr. e Douglas Santos se destacam nos números da estreia

Raphinha, Vini Jr. e Douglas Santos se destacam nos números da estreia

14 de junho de 2026 às 18:49
Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

14 de junho de 2026 às 16:58
Alemanha repete 7×1 sobre Curaçao, que faz seu primeiro gol em Copas

Alemanha repete 7×1 sobre Curaçao, que faz seu primeiro gol em Copas

14 de junho de 2026 às 16:46
Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio

Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio

14 de junho de 2026 às 14:58
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS