Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Geral

STF invalida lei da Bahia que limitava sanções do tribunal de contas a gestores públicos

Supremo decidiu que lei proposta pelo deputado Adolfo Menezes (PSD) é inconstitucional

Redação TNB por Redação TNB
14 de outubro de 2025 às 08:55
em Geral
A A
STF invalida lei da Bahia que limitava sanções do tribunal de contas a gestores públicos

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, anular uma lei da Bahia que restringia a aplicação de multas e outras punições a gestores públicos. Segundo a norma, só haveria responsabilização se fosse comprovado que o desvio de recursos beneficiou o próprio agente ou seus familiares.

A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7082, na sessão virtual finalizada no dia 26 de setembro. A decisão transitou em julgado na última sexta-feira (10).

A Lei estadual 14.460/2022 trata das atribuições, da estrutura e do funcionamento do Tribunal de Contas dos Municípios e do Estado da Bahia (TCM-BA) e foi proposta pelo deputado estadual Adolfo Menezes (PSD).

A lei, que tem apenas dois artigos, diz que “nos julgamentos de contas de gestores públicos, no âmbito do Tribunal de Contas dos Municípios, fica vedada a aplicação de multas e/ ou responsabilização pessoal aos gestores públicos nos seguintes termos: quando não comprovado o desvio de recursos em benefício próprio ou de familiares e quando não comprovado que o gestor agiu com dolo no ordenamento de despesas.”

Segundo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que apresentou a ADI, a lei só poderia ter sido proposta pelo próprio tribunal.

O relator da ação foi o ministro Cristiano Zanin. Em voto que conduziu o julgamento, ele afirmou que o STF já decidiu que leis de iniciativa parlamentar sobre a organização e o funcionamento de tribunais de contas são inconstitucionais, pois violam a autonomia desses órgãos.

Segundo o relator, embora o Legislativo tenha o dever de fiscalizar as contas públicas com o apoio dos tribunais de contas, isso não significa que os tribunais sejam subordinados ao Parlamento.

Para Zanin, a lei baiana alterou, na prática, a Lei de Improbidade Administrativa ao excluir a modalidade culposa e admitir apenas o dolo (intenção) do agente público. Para o ministro, essa mudança não pode, fora do processo legislativo adequado, reduzir as competências da corte de contas.

Fonte: Bahia.ba
CompartilharEnviar
Postagem anterior

Alagoinhas descentraliza marcação de consultas e exames e garante mais comodidade aos usuários da rede de saúde

Próxima postagem

Bahia terá mais de 3,7 mil voos extras para a alta temporada de verão

Leia Mais

Geral

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46

A proposta que proíbe a separação de detentos com base em sua filiação a facções criminosas foi aprovada pela Comissão de...

Geral

Projeto que oficializa bolsas para professores da educação básica avança na Câmara

29 de dezembro de 2025 às 21:00

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que formaliza o programa de concessão...

Geral

Corpo de Mãe Carmen chega ao Terreiro do Gantois para despedida

26 de dezembro de 2025 às 17:48

O corpo de Mãe Carmen Oliveira, ialorixá do Terreiro do Gantois, chegou à sede da casa religiosa pouco antes das...

Geral

Câmara veta lucro de condenados com obras sobre crimes

25 de dezembro de 2025 às 16:46

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe pessoas condenadas pela...

ÚLTIMAS

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026
Alagoinhas

Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026

por Redação TNB
20 de janeiro de 2026 às 09:09

O município de Alagoinhas reforçou seu apoio à campanha Feminicídio Zero, iniciativa nacional do Ministério das Mulheres, replicada na Bahia...

Leia mais

Sisu 2026: Consulta de vagas já está disponível

12 de janeiro de 2026 às 06:48

Irã: número de mortos nos protestos passa dos 500, segundo Reuters

12 de janeiro de 2026 às 06:47

Proposta que proíbe divisão de detentos por facção avança na Câmara; entenda 

12 de janeiro de 2026 às 06:46

Com a garotada em campo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão

12 de janeiro de 2026 às 06:45
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS