Tá na Bahia
PUBLICIDADE
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Esportes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Tá na Bahia
Home Geral

Supremo julga primeiros réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Fonte: Bahia.Ba

Redação TNB por Redação TNB
13 de setembro de 2023 às 08:01
em Geral
A A
Supremo julga primeiros réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar hoje (13) os primeiros réus acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. A sessão de julgamento deve começar às 9h30.
Nove meses após os atos de depredação dos prédios sede dos três poderes, a Corte leva a julgamento os réus Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho Lázaro.

Eles foram presos no dia dos ataques e respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, associação criminosa armada e dano contra o patrimônio público, com uso de substância inflamável. Somadas, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.

Cada réu será julgado individualmente. A sessão vai começar com a manifestação do relator das ações penais, ministro Alexandre de Moraes, que fará a leitura do resumo de cada processo. O ministro revisor, Nunes Marques, também poderá falar sobre o resumo do processo.

Em seguida, a Procuradoria-Geral da República (PGR) falará pela acusação, e os advogados dos acusados terão uma hora para apresentar a defesa.

Após as manifestações, a votação será iniciada. Além de Moraes e Marques, nove ministros devem votar.

Acusados
A primeira ação penal prevista para julgamento é do réu Aécio Lúcio Costa Pereira, morador de Diadema, em São Paulo. De acordo com a denúncia apresentada pela PGR, o acusado participou da depredação do Congresso Nacional, quebrando vidraças, portas de vidro, obras de arte, equipamentos de segurança, e usando substância inflamável para colocar fogo no tapete do Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Durante os atos, ele postou um vídeo nas redes sociais enquanto invadia o plenário do Senado, onde foi preso pela Polícia Legislativa.

No Supremo, os advogados de Aécio defenderam a absolvição. Segundo a defesa, as acusações foram feitas de forma genérica e não imputaram de maneira individualizada conduta do réu.

Em seguida, Thiago de Assis Mathar, de São José do Rio Preto (SP), vai a julgamento. Acusado de participar da depredação do Palácio do Planalto, Mathar foi preso pela Polícia Militar dentro do prédio. Ele é defendido pela Defensoria Pública da União (DPU). Segundo a DPU, a acusação deve ser rejeitada por ser genérica e não descrever a suposta conduta criminosa do réu.

Moacir José dos Santos, de Foz do Iguaçu (PR), também será julgado pelos ministros. Ele foi preso pela Polícia Militar no Palácio do Planalto e também responde pela depredação do local. A Defensoria Pública também defendeu a absolvição e afirmou que não houve individualização da conduta.

A última ação penal pautada para julgamento é do réu Matheus Lima de Carvalho Lázaro, morador de Apucarana (PR). No dia dos ataques, ele foi preso na Esplanada dos Ministérios portando um canivete, além de uma bandeira do Brasil e camisa do Brasil.

Ao Supremo, a defesa defendeu a absolvição de Matheus e argumentou que não há provas da participação do investigado na depredação de prédios públicos.

Se não for possível concluir o julgamento dos acusados, a Corte também marcou uma sessão extra para quinta-feira (14) para finalizar a análise dos casos.

Desde o início das investigações, 1,3 mil investigados se tornaram réus na Corte. No mês passado, Alexandre de Moraes autorizou a PGR a propor acordos de não persecução penal para cerca de mil investigados que estavam no acampamento montado em frente ao quartel do Exército, em Brasília, e não participaram da depredação de prédios públicos.

Pelo acordo de não persecução penal (ANPP), acusados de crimes cometidos sem violência ou grave ameaça e com pena mínima de quatro anos podem confessar os crimes em troca de medidas diversas da prisão, como reparação do dano provocado, entrega dos bens que são frutos do crime, pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade.

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Presidente da Câmara dá 1º passo para impeachment de Joe Biden

Próxima postagem

Delação da Odebrecht barrada no Brasil provoca processos em outros países

Leia Mais

Morre ex-presidente do TJ-BA desembargador Gesivaldo Britto
Geral

Morre ex-presidente do TJ-BA desembargador Gesivaldo Britto

17 de novembro de 2025 às 11:36

O desembargador Gesivaldo Britto, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), faleceu na manhã desta segunda-feira (17). De acordo...

Geral

Ucrânia tenta retomar troca de 1.200 prisioneiros com a Rússia

16 de novembro de 2025 às 16:45

A Ucrânia tenta retomar as trocas de prisioneiros com a Rússia e busca libertar cerca de 1.200 ucranianos que ainda...

Geral

Relator deve apresentar parecer da MP do Gás do Povo em dezembro

16 de novembro de 2025 às 16:03

O deputado Hugo Leal (PSD-RJ), relator da Medida Provisória que cria o programa Gás do Povo, deve apresentar seu parecer...

Geral

Rede estadual da Bahia abre renovação de matrícula para 2026 nesta segunda-feira

16 de novembro de 2025 às 16:02

Os estudantes da rede estadual da Bahia têm entre os dias 17 e 28 de novembro para renovar a matrícula...

ÚLTIMAS

Alagoinhas reúne mais de 200 operadores em disputa de airsoft e se consolida como cidade referencial na modalidade
Entretenimento

Alagoinhas reúne mais de 200 operadores em disputa de airsoft e se consolida como cidade referencial na modalidade

por Redação TNB
17 de novembro de 2025 às 16:09

Neste domingo, 16, a pré-operação “Resgate Nuclear”, evento de airsoft organizado pela equipe Squad Tático Tarja Preta, destacou Alagoinhas no...

Leia mais
Filho de ex-deputado é investigado por fraudes em contratos com prefeituras

Filho de ex-deputado é investigado por fraudes em contratos com prefeituras

17 de novembro de 2025 às 15:59
Marina da Penha retoma operações e oferece condições especiais de reabertura

Marina da Penha retoma operações e oferece condições especiais de reabertura

17 de novembro de 2025 às 15:01
Corrida Whey Gurt reúne mil atletas e movimenta cenário esportivo de Alagoinhas

Corrida Whey Gurt reúne mil atletas e movimenta cenário esportivo de Alagoinhas

17 de novembro de 2025 às 11:53
Ex-prefeito na Bahia é condenado a devolver R$ 1,6 milhão aos cofres públicos por falhas em obra

Ex-prefeito na Bahia é condenado a devolver R$ 1,6 milhão aos cofres públicos por falhas em obra

17 de novembro de 2025 às 11:51
Tá na Bahia

O Portal Tá na Bahia é um site de notícias independente, que busca manter os princípios éticos e morais, afim de informar o leitor de forma imparcial. Somos fruto de uma vontade emergente de fazer jornalismo de verdade, sem cortes e sem maquiagem.

SIGA-NOS

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tá na Bahia
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Geral
  • Entretenimento
  • Economia
  • Cidades
  • Internacional

COPYRIGHT © 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS