O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a ocupação da Faixa de Gaza por Israel seria um “grande erro” e defendeu a necessidade de “haver um caminho para a formação de um Estado Palestino”.
A declaração foi feita durante entrevista ao programa “60 Minutes”, da TV americana, exibida neste domingo (15). “Acho que seria um grande erro [Israel ocupar Gaza]. Veja, o que aconteceu em Gaza, na minha opinião, é [culpa do] Hamas e dos elementos extremistas do Hamas, que não representam o povo palestino. E penso que seria um erro que Israel ocupasse Gaza novamente”, disse.
Biden também afirmou que o grupo Hamas, autor dos ataques a Israel, deve ser extinto, e que está confiante de que Israel agirá de acordo com as “regras da guerra” e os “inocentes em Gaza” poderão ter acesso a medicamentos, alimentos e água.
Israel ainda mantém o bloqueio de qualquer ajuda a Gaza, colocando o território palestino em situação de colapso, sem acesso a comida e com cortes de energia. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou neste domingo que os estoques de combustíveis usados pelos hospitais não vão passar de 24 horas.
Resposta
Em resposta, o embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, disse que seu país não pretende ocupar Gaza. “Não temos interesse em ocupar Gaza ou em permanecer em Gaza, mas, como estamos lutando pela nossa sobrevivência, e a única maneira é destruir o Hamas, teremos que fazer tudo o que for necessário.”