O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (15) com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio Itamaraty. Um dos principais temas discutidos foi o preço da energia vendida pela hidrelétrica binacional de Itaipu, que fica na fronteira entre os dois países.
Brasil e Paraguai vivem um impasse quanto ao valor da tarifa cobrada pela hidrelétrica. Peña já deu declarações em defesa de um aumento do preço da energia vendida ao Brasil, a tarifa está provisoriamente fixada em US$16,71 por kilowatt (kW).
Após 50 anos, os dois países trabalham para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade do empreendimento.O Paraguai tem se posicionado porum aumento do preço para a comercialização do excedente. Os paraguaios também reivindicam vender a energia que sobrar, ou seja, que não for para o Brasil, a outros países.
O Brasil é o principal parceiro comercial do país vizinho. Em 2023, o comércio bilateral totalizou US$ 6,6 bilhões.
O Paraguai abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior. Estima-se a presença de mais de 254 mil brasileiros naquele país.