Vinte e oito armas de fogo e uma granada foram apreendidas na manhã desta quarta-feira (25), durante ação que resultou na prisão de seis policiais militares, dentre eles um oficial, investigados por homícidio — crime cometido em abril de 2019, em Brumado.
Eles foram alvo da Operação Falso Perfil, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e pelo Ministério Público (MP-BA).
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão contra os acusados —major, cabo e soldados. Além de Brumado, no sudoeste da Bahia, as diligências ocorrerem em Vitória da Conquista, na mesma região, e Santo Antônio de Jesus, no recôncavo.
Somente na casa do oficial da PM, foram aprendidos 14 revólveres, quatro pistolas, quatro carabinas, uma espingarda, uma granada, 128 munições de diversos calibres, um notebook e documentos. No total, foram localizados sete smartphones e 251 munições.
Os agentes, que não tiveram seus nomes divulgados, são suspeitos de matar Uanderson Novaes Ventura, no dia 12 de abril de 2019. As investigações apontam que o grupo criminoso criou um perfil falso na rede social Facebook e marcou um suposto encontro romântico com a vítima.
No local combinado, Uanderson foi surpreendido com disparos de arma de fogo, de acordo com a SSP.
A ação foi realizada por equipes da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP, da Corregedoria da Polícia Militar e do MP.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Brumado. O material apreendido será trazido para Salvador e passará por perícia. As informações extraídas desses itens ajudarão nas investigações.